Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2002 - 10h35

Aprenda a fazer salada de baby lula e tomate marinado

Publicidade

SALVATORE LOI
especial para a Folha

A lula para fazer essa receita é fácil de se encontrar. O problema é respeitar o tempo de seu cozimento, senão ela fica "borrachuda". Em vez de chapa ou grelha (indicadas abaixo), pode-se usar também uma panela grande, antiaderente. É uma receita leve, fácil de fazer. E o azeite de manjericão completa o gosto do prato. É uma receita típica de cozinha da região mediterrânea.

Ingredientes (para cinco porções)

20 lulas (do tipo baby)
3 tomates tipo cáqui
Suco de um limão
300 ml de azeite extra-virgem
azeite de manjericão (ver modo de preparo)
100 g de salada frise
Sal e pimenta a gosto

Preparo da baby lula

Limpar as lulas com cuidado, descartando a pele e a cabeça. Reservar e limpar bem os tentáculos. Rechear cada lula com um tentáculo. Regar com azeite e dourar em chapa ou grelha pré-aquecida por cerca de três minutos de cada lado. Temperar com sal e pimenta a gosto.

Preparo dos tomates marinados

Cortar os tomates em rodelas de aproximadamente 1 cm de espessura cada uma. Em uma assadeira, dissolver três pitadas de sal, duas pitadas de pimenta no suco de limão. Juntar o azeite extra-virgem e misturar bem. Colocar as rodelas de tomate lado a lado na assadeira e reservar em local frio.

Preparo do azeite de manjericão

Em uma panela com cerca de um litro de água, cozinhar o manjericão por cerca de quatro minutos. Retirar e resfriar em água gelada. Espremer o manjericão até ficar bem seco. Bater no liquidificador com 70 ml de azeite extra-virgem e filtrar.

Finalização

Colocar uma rodela de tomate marinado em cada prato ao lado das lulas e fazer um buquê com a salada frise. Temperar com o azeite de manjericão.

Salvatore Loi é chef do restaurante Fasano

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página