Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2002 - 09h23

Aprenda a fazer filé de badejo com berinjela ao forno

Publicidade

SALVATORE LOI
especial para a Folha

Não é um prato de difícil preparo, mas é preciso atenção. É uma receita siciliana muito saborosa. Pode-se usar vários tipos de peixes, mas sempre com carne branca. É importante respeitar os tempos de cozimento e a qualidade dos ingredientes e do peixe.

Ingredientes (5 porções)

800 g de filé de badejo
100 g de pignoli
5 tomates tipo italiano sem pele, sem semente, cortados em cubinhos
50 g de manjericão
500 g de berinjela
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta a gosto

Dica

Para pelar tomates frecos, fazer um corte em cruz na parte superior do tomate e depois mergulhá-lo por 25 segundos em água fervente. Retirar e colocar em água gelada. A pele deve soltar quando você passar as mãos sobre os tomates.

Preparo da berinjela

Ferver cerca de 1/2 litro de água, retirar do fogo e colocar a uva passa de molho. Assar o pignoli em forno ou panela antiaderente, mexendo sempre. Reservar. Descascar as berinjelas e cortá-las em cubinhos de 0,5 cm. Em uma panela preaquecida, colocar cinco colheres de azeite e refogar as berinjelas até ficarem macias. Juntar o tomate, uva passa e pignoli, cozinhar por cinco minutos, colocar o manjericão cortado e misturar, tomando cuidado para que os cubos permaneçam inteiros. Desligar o fogo, acertar sal e pimenta e refriar.

Preparo do badejo

Com uma faca bem afiada, retirar o excesso de gordura e a pele do peixe (usar luva de látex). Deixar um dedo de cada lado do filé, fazer um corte de cerca de 1 cm de profundidade no sentido do comprimento e, com o dedo indicador, percorrer o corte três a quatro vezes de ponta a ponta para recheá-lo com mais facilidade. Temperar com sal e pimenta. Rechear o filé com a berinjela já resfriada e amarrar (não muito apertado) com um barbante. Levar ao forno preaquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos.

Finalização

Colocar o badejo em um prato oval, retirar o barbante e regar com um molho de tomate. Guarnecer com folhas de manjericão e gotas de azeite antes de servir.

Salvatore Loi é chef do restaurante Fasano

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página