Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2002 - 09h35

Conheça algumas dicas que você deve saber antes de pedir um vinho

Publicidade

JORGE CARRARA
do Guia da Folha

  • O que levar em conta ao pedir um vinho?
    Depende. Se você for o anfitrião, muito provavelmente, as preferências dos seus convidados. Caso desconheça os vinhos da carta e não queira arriscar, opte por chilenos ou argentinos, que em geral são pedida certa e, de quebra, têm boa relação custo-benefício.

  • É verdade que deve-se beber vinho branco com peixes e tintos com carnes vermelhas?
    Essa é uma regra geral que normalmente funciona, mas que não deve ser seguida sempre à risca. Há belos brancos encorpados que combinam bem, por exemplo, com uma picanha grelhada e alguns tintos que escoltam à altura iguarias do mar, como bacalhau.

  • Qual é o papel do sommelier?
    É o profissional responsável pela carta e pelo serviço de vinhos, licores e destilados de um restaurante. A sua intimidade com os vinhos oferecidos e as características da culinária do lugar o tornam ideal para sugerir o vinho apropriado para harmonizar com os pratos pedidos.

  • O que deve ser observado antes de pedir um vinho em taça num restaurante?
    Primeiro, como os vinhos são cuidados na casa. É indispensável que sejam mantidos longe do contato com ar, que os deteriora. Isso tanto pode ser feito com máquinas que injetam gás inerte no espaço vazio da garrafa, como com simples tampas de borracha (Vacuvin) que permitem fazer vácuo nela. Segundo, qual é o preço da dose, já que pode ser mais conveniente pedir uma garrafa inteira (e beber o que sobrou em casa).

  • Qual é o tamanho ideal da taça?
    Ela não deve ter menos de 250 ml de capacidade, o que permite servir uma dose razoável, de um terço desse volume, deixando espaço para girar o vinho e apreciar melhor o seu aroma.

  • Como pedir vinho de sobremesa? Cada sobremesa requer um tipo específico ou há alguma sugestão que sirva para várias?
    Por serem doces, sobremesas requerem vinhos que contenham açúcar. Brancos como os Sauternes franceses ou, fora da Europa, os Late Harvest (colheita tardia) podem acompanhar grande parte delas. Para receitas com frutas frescas, um espumante demi-sec ou um moscatel também vão bem. Se a fórmula contém chocolate, os radicais aconselham apenas água, mas pode se tentar um vinho fortificado, como Porto ou Banyuls.

  • Se não tomei a garrafa inteira, posso levá-la para casa?
    Sem constrangimento. Apenas informe o maître ou o garçom. Nas boas casas, eles providenciarão até uma sacola para transportar a garrafa.
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página