Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2002 - 09h12

Novo livro resgata paladar e memória

Publicidade

LILIANA FRAZÃO
da Folha de S.Paulo

Difícil encontrar quem não tenha uma lembrança cheirosa e gostosa da infância: a canela que dourava o doce de pêra, o molho de tomate fresco para a massa de domingo, o chocolate derretido que cobria o bolo das ocasiões especiais ou o simples café recém-coado que acordava a casa todas as manhãs. São memórias sensoriais e afetivas como essas que o leitor encontra em "Sabor de Família" (144 págs., R$ 29), que acaba de ser lançado pela editora Arx (tel. 0/xx/ 11/3649-4716).

A autora, Luana Davidsohn Zinn, uma ex-executiva que tomou gosto pela cozinha, teve a idéia do livro ao preparar o "cozonac" de origem romena como sua mãe, uma espécie de panetone recheado com nozes, chocolate ou geléia. Ela começou a entrevistar amigos e personalidades em busca de outras saborosas heranças de família.

"Sabor de Família" contém mais memórias que receitas, mas isso só o torna mais apetitoso. Incluindo a autora, 20 pessoas compartilham suas lembranças, dando as receitas de seus pratos preferidos. O chef francês Emmanuel Bassoleil explica como limpar rãs e dá uma receita de salada de sua mãe. Danilo Caymmi mostra como preparar o bacalhau preferido da família de músicos. O empresário José Mindlin escolheu a sopa de beterraba tradicional da Rússia, país de seus pais.

O livro contém ainda lembranças mais doces, como o pão forte da banqueteira Neka Menna Barreto, a torta de abricot tradicional dos natais da família da atriz Marisa Orth e o bolo de chocolate da avó da jornalista Silvia Poppovic.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página