Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2002 - 08h27

Conheça os contraceptivos de última geração disponíveis no Brasil

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Abaixo, alguns dos contraceptivos hormonais de última geração que são vendidos por aqui.

  • Implanon Minicápsulas flexíveis, de 3,2 cm de comprimento, implantadas sob a pele, na parte interna do antebraço, e que liberam doses baixas de progesterona, inibindo a ovulação. Dura três anos. Pode ser retirada quando a mulher deseja engravidar, a qualquer momento. É o primeiro implante industrializado vendido no Brasil. Os outros dois -Elcometrina e Gestrinona- foram desenvolvidos e são vendidos pelo ginecologista Elsimar Coutinho, de Salvador.

  • DIU Mirena O formato é igual ao do DIU tradicional, em forma de T, mas ele não é de cobre. Possui um dispositivo que contém um hormônio progestogêneo, liberado em pequenas doses apenas no útero.

  • Gestinol e Cerazette Ambas são pílulas de uso contínuo que contêm apenas progesterona.

    As novidades que estão por vir

    Esses contraceptivos serão apresentadas durante o 20º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana, que acontece em Porto Seguro (BA), em novembro.

  • Nuvaring Anel vaginal. Combina pequena quantidade de estrogênio com progesterona. Indicado para quem não se adapta às pílulas e não quer parar de menstruar. A usuária insere o anel na vagina e usa por 21 dias seguidos, com intervalos de um anel para o outro de uma semana. Previsto para ser comercializado no Brasil ainda neste semestre.

  • Evra Adesivo anticoncepcional. Fica na pele durante uma semana, ao final da qual deve ser trocado. Na quarta semana de uso, deve ser feita uma pausa para a menstruação. A vantagem é que tem menos efeitos colaterais, porque não vai direto para o fígado, e também não requer administração diária. Deve chegar ao Brasil dentro de seis meses.

    Leia mais:

  • "Pílulas" modernas atraem quem não quer menstruar

  • Veja como funcionam os anticoncepcionais de uso contínuo

  • Número de menstruações aumentou 900% nos dois últimos séculos


  • Leia mais no especial Saúde da Mulher
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página