Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 10h41

Papaia vira sopa e serve como entrada

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Sopa é prato de inverno, e creme de papaia é sobremesa, certo? Nem sempre. A receita de hoje mostra que subverter alguns hábitos alimentares pode produzir efeitos surpreendentemente saborosos.

Embora pouco comuns no Brasil, as sopas frias fazem sucesso lá fora. Dois bons exemplos são a sofisticada "vichyssoise", preparada com batata e alho-poró, e a "borscht", prato típico dos camponeses russos que é feito com beterraba e creme de leite azedo. Na sugestão que segue abaixo, a sopa gelada é bem leve.

Seu principal ingrediente é a papaia, fruta que, além de conferir uma cor toda especial ao prato, possui comprovada ação digestiva e é rica em fibras, vitaminas A, B e do complexo C, cálcio, sódio e enxofre.

Sopa fria de papaia
Calorias (por porção): 267
carboidratos: 27,1 g
proteínas: 4,5 g
lipídeos: 15,6 g

Ingredientes (para oito porções)
100 g de manteiga; 3 cebolas médias, bem picadinhas; 3 papaias grandes, meio firmes, descascadas e cortadas em cubinhos; 1,5 l de caldo de galinha; 500 ml de leite; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de salsinha picada e sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de fazer
Refogue a cebola na metade da manteiga até ficar transparente. Adicione a papaia e refogue em fogo brando por 10 min. Cubra com o caldo de galinha e cozinhe em panela tampada, em fogo médio, até a papaia ficar macia. Retire do fogo, bata a mistura no liquidificador e coloque-a novamente na panela. Acrescente o leite e deixe levantar fervura.

Coloque sal e pimenta a gosto. Bata o restante da manteiga com a farinha de trigo. Diminua o fogo e acrescente, aos poucos, a mistura de manteiga e farinha. Cozinhe por cinco minutos e deixe esfriar. Leve à geladeira. Sirva a sopa gelada, salpicada com salsinha picada.

Receita do chef Charlô.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página