Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2002 - 07h57

Mulheres reclamam da falta de conhecimento dos parceiros

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"As mulheres me provaram que a maioria dos seus parceiros não sabem fazer sexo com elas", diz o psicólogo e terapeuta sexual Ronaldo Pamplona. Não à toa, as duas principais disfunções sexuais que afetam as mulheres são a falta de desejo e a ausência de orgasmo.

Para elas, não basta a penetração: carinho e respeito mútuo são quesitos indispensáveis para que o prazer possa existir. "Elas costumam reclamar da pressa e da euforia dos maridos", diz a psicóloga e terapeuta sexual Ana Maria Zampieri.

"O que mais ouço são frases do tipo "ele não se empenha o quanto eu gostaria" ou "ele não conhece o meu corpo'", afirma Pamplona.

Como ainda têm dificuldade de falar sobre sexo -até mesmo com o parceiro (resquício de anos de repressão sexual)-, as mulheres tendem a fingir orgasmo com receio de chatear os homens. "Elas ficam constrangidas de falar que não têm orgasmo, por isso fingem. Ao fingir, estão se agredindo e se desrespeitando", explica Zampieri.

Outra queixa frequente nos divãs é a de que os homens fazem sexo para extravasar, usando o ato como uma válvula de escape para os problemas cotidianos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página