Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2002 - 08h08

Problema de homos é esconder vida sexual

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Num passado não muito distante, gays e lésbicas iam ao terapeuta sexual porque não aceitavam sua sexualidade. Hoje essa queixa ainda existe, mas é menos frequente.

"O número de homossexuais chamados de egodistônicos -que têm dificuldades em se assumir- parece ter diminuído", diz Ronaldo Pamplona, psicólogo e terapeuta sexual há 20 anos.

Em compensação, cresce o número de homossexuais queixando-se de que a repressão social prejudica o desempenho sexual. "Às vezes, a tensão de esconder a vida sexual faz gays e lésbicas desanimarem em relação ao sexo", diz Pamplona.

Outro problema levado para o divã é a instabilidade nos relacionamentos. "Os homossexuais, principalmente os homens, reclamam muito da dificuldade de permanecer amando, de manter vínculos afetivos com o parceiro", diz Pamplona.

Também são comuns crises geradas pela performance sexual. "Os gays costumam procurar o terapeuta quando ambos desejam ser penetrados, por exemplo, e não conseguem entrar em um acordo. E há lésbicas que sentem ciúme quando a parceira propõe a introdução de objetos em sua vagina", diz Ana Maria Zampieri, psicóloga e terapeuta sexual.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página