Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2002 - 19h34

Para pesquisadora, aleitamento materno favorece intelectualidade

Publicidade

JAIRO MARQUES
da Agência Folha

Termina hoje a Semana Mundial do Aleitamento Materno, tema de importância fundamental em qualquer programa de combate a fome, segundo a pesquisadora Elsa Giugliani, 49.

Consultora internacional sobre lactação com pós-doutorado na Inglaterra e nos EUA, Elsa Giugliani, que é presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, defende que crianças que recebem leite materno desenvolvem mais a intelectualidade e são muito mais saudáveis.

Agência Folha - Que papel teria o aleitamento no combate a fome?

Elsa Giugliani -
É fundamental. Muitas mães pobres, por ignorância, por falta de apoio e conscientização, acabam não amamentando seus filhos por acreditarem que o leite do peito é fraco. Para uma mulher não amamentar seu bebê plenamente, precisaria estar extremamente desnutrida.

Agência Folha - Uma criança amamentada tem qual vantagem?

Giugliani -
Fica protegida de doenças infecciosas, como a diarréia, de infecções respiratórias, principalmente a pneumonia, e de infecções no ouvido.

Agência Folha - A mãe também teria algum benefício?

Giugliani -
O ato de sugar da criança, logo depois do parto, faz com que o útero se contraia. A mãe perde menos sangue e a volta do útero ao seu tamanho normal é mais rápida. A recuperação pós-parto é melhor. Há estudos sobre menor incidência de câncer de útero, de ovário. Está comprovada a proteção contra câncer de mama nas mulheres que amamentaram por longos períodos.

Agência Folha - Existe conclusão científica a respeito da relação entre o período de aleitamento e o desenvolvimento intelectual?

Giugliani -
A inteligência é resultado de vários fatores, mas a literatura científica tem mostrado que crianças amamentadas levam uma vantagem intelectual em diversos testes de desempenho. Um trabalho recente feito na Dinamarca mostrou que adultos que receberam leite materno na infância desenvolveram melhor a inteligência. A ciência se pergunta agora se no leite materno existiriam componentes que promoveriam o potencial intelectual.

Agência Folha - Amamentar é uma responsabilidade só da mãe?

Giugliani -
Amamentar é importante para o futuro da saúde do país sob o ponto de vista físico e emocional. É indispensável fazer um trabalho para que a mulher queira amamentar, mas não adianta a mãe querer amamentar se o patrão não dá possibilidades, se o marido tem ciúme da criança.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página