Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2003 - 02h59

Dieta ideal deve oferecer de tudo um pouco

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Existe uma estreita relação entre os micronutrientes.

O ferro e a vitamina A trabalham em conjunto, por exemplo. Para a boa absorção da vitamina A, é importante que haja ferro em quantidade adequada.

Quem tem anemia, portanto, metaboliza mal também a vitamina, que está presente principalmente nos vegetais verdes, amarelos intenso, fígado, ovos e leite.

Por outro lado, a deficiência da vitamina A prejudica a mobilidade do ferro armazenado no corpo e a formação dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio -piorando ainda mais um quadro de anemia.

Mas como saber quais são as quantidades adequadas de nutrientes? As medidas de ingestão diárias só servem para especialistas.

A química especializada em nutrição Rebeca de Angelis recomenda a receita pregada pelo governo norte-americano em uma campanha de massa, a "5-a-day" (em inglês, "cinco ao dia"): cinco porções diárias de frutas e vegetais para a prevenção de doenças crônicas e degenerativas.

A porção, diz De Angelis, equivale, por exemplo, a uma fatia de abacaxi.

"Tem de ter de tudo todo o dia. Carne, feijão, frutas, leite e derivados, um pouco de gordura [esta importante para a absorção de vitamina A]", diz Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo. "Se a pessoa fizer uma atividade física, poderá ingerir mais alimentos saudáveis, mais nutrientes, com menos risco de engordar", diz Silvia Cozzolino, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página