Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 14h58

Tema chinês na confeitaria ganha 1º lugar no Fispal Gourmet Show

Publicidade

da Folha Online

A vencedora do segundo concurso promovido no Fispal Gourmet Show 2003, o "Jovens Talentos de Pâtisserie do Brasil", foi Amanda Lopes, da Pâtisserie Douce France, com o trabalho "Madeleine de Laranja".

Na escultura de açúcar, Amanda reproduziu um requintado dragão do folclore chinês, utilizando para isto técnicas de açúcar, como massê no corpo e escamas, coulê para a base e os totens em vermelho com inscrições em branco, que acompanhavam o animal. No entremets, Amanda procurou fazer um bolo bem limpo, só com uma borboleta em cima para mostrar a metamorfose.

A jovem pâtissier tem 25 anos, iniciou há apenas um ano e meio seu trabalho em confeitaria com o chef Fabrice Lenud, que elogiou a vencedora. Ele acrescentou que o concurso atende bem os objetivos propostos pelo chef de cozinha Laurent Suaudeau, idealizador e organizador do Fispal Gourmet Show.

O segundo colocado foi Alexandre Afonso da Cunha, representante do Hilton São Paulo, com o "Gateau Juliene". A sua escultura de açúcar foi uma árvore com folhas esculpidas uma a uma no tronco.

Fernando dos Santos, do Hotel Rudison, ficou em terceiro lugar, com "Enseada". O seu prêmio foi uma deliciosa novidade: seu peso em chocolate belga da Barry Callebault e em margarina para massa folhada para croissant da UBF. A primeira colocada ganhou duas semanas na Escola Lenôtre, em Paris, na França, e o segundo colocado um estágio de um mês no Restaurante El Bulli, na Espanha.

O concurso reuniu oito jovens confeiteiros de nacionalidade brasileira, representando seus estados natais. Os temas escolhidos para este concurso foram Laranja e Framboesa e Escultura de Açúcar. Os concorrentes executaram um entremets e petits gâteaux com apresentação e degustação individuais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página