Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2003 - 15h11

Parada gay deve reunir 3.000 em Campinas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Campinas

A 3ª Parada do Orgulho Homossexual de Campinas (95 km de SP), que acontece hoje, deve reunir pelas ruas centrais da cidade pelo menos 3.000 pessoas para comemorar o Dia Internacional do Orgulho Homossexual.

A manifestação percorrerá o largo do Rosário e passará pelas ruas Barão de Jaguara, Benjamin Constant, terminando na Estação Cultura, onde acontecerão shows com um trio elétrico.

A programação termina às 17h, com show do cantor Edson Cordeiro, também na estação.

Segundo a organização, vereadores de Campinas e a prefeita Izalene Tiene (PT) confirmaram presença.

As atividades de comemoração dos grupos homossexuais da cidade começaram
no início do mês com a 1ª Conferência LGTTB (Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais), que aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.

Neste ano, a novidade do evento, além do percurso da parada, é a participação na organização do Grupo de Diversidade Sexual da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), constituído em março. "Já temos o Moleca [Movimento Lésbico de Campinas] e o grupo Identidade. Agora esses alunos da Unicamp se 'levantaram' contra o preconceito. É um grupo novo e bacana", disse um dos organizadores do evento, o jornalista Marcelo Oliveira.

Visibilidade

Segundo o organizador, a nova estrutura da passeata tem como intuito dar mais visibilidade ao movimento.

A primeira manifestação dos grupos aconteceu há três anos em Campinas e começou com a participação de 300 homossexuais. "Estamos no interior. Os homossexuais saem daqui para desfilarem na parada de São Paulo porque têm medo de 'aparecer' em Campinas. Queremos que eles participem do movimento aqui também", afirma o jornalista.

Rio

A Parada também ocorrerá amanhã no Rio de Janeiro. A previsão é de que cem mil pessoas participem do evento.

Especial
  • Veja como foi a comemoração do Orgulho Gay em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página