Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2003 - 09h25

Aprenda a fazer alcachofra recheada com fettuccine

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A mesa ganha uma magnólia e fica parecendo um jardim. A exuberante alcachofra é recheada com fettuccine. Rica em ferro, vitamina C e potássio, a flor ainda é regada com molho pesto, e todas as suas partes comestíveis são aproveitadas, como as pétalas e o fundo.

A receita abaixo, que foi criada especialmente para ser consumida no inverno, pode até dar medo nos iniciantes, mas a chef incentiva a exploração da iguaria. O trabalho compensa. Experimente.

Magnólia
Calorias: 1.166,7
Carboidratos: 151 g
Proteínas: 36,6 g
Lipídeos: 52,7 g

Ingredientes (para uma pessoa)

Para a magnólia: 1 alcachofra grande crua; 1 fundo de alcachofra em conserva; 200 g de fettuccine cozido; alho; azeite de oliva (ou óleo); vinagre e sal a gosto.

Para o molho pesto: 1/2 lata de azeite; 5 dentes de alho; 1 maço de manjericão; 100 g de nozes e 100 g de parmesão.

Como fazer

A magnólia: deixe a alcachofra inteira de molho em água e vinagre por 30 minutos. Na mesma água, acrescente sal a gosto e cozinhe a alcachofra até dar o ponto: as folhas ficam fáceis de serem puxadas. Abra a alcachofra e retire todo o espinho central, tomando cuidado para não deixar as folhas caírem. Faça um molho alho e óleo, acrescentando os fundos de alcachofra (o que foi retirado da alcachofra inteira e mais um fundo, em conserva). "Puxe" a massa nesse molho.

O molho pesto: bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque a alcachofra aberta no prato em que for servir, recheie-a com fettuccine no alho e óleo e espirre uma colher (sopa) do molho pesto em volta. Coma as folhas primeiro, mergulhando-as no molho pesto --guarde o restante do molho na geladeira.

Receita da chef Tania Carneiro Novaes, do restaurante Chácara Santa Cecília.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página