Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2003 - 05h09

Médico recomenda "anotar sensações" da depressão

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Um diário, mesmo que informal, é o primeiro passo para verificar se o sofrimento psíquico tem relação com os períodos de oscilação dos hormônios.

Os ginecologistas podem fornecer tabelas que servem para monitoramento de sintomas como tristeza, raiva, dificuldade de relacionamento durante o pré-menstrual e perimenopausa. Mesmo quem não tiver acesso pode apenas anotar sensações para ajudar no diagnóstico. O importante é não desprezar os sintomas.

"Só esse processo de fazer o diário já é super terapêutico. A mulher entende a si mesma", diz o psiquiatra Cláudio Soares.

Cruzando relatos com as datas é possível separar o que é depressão de base, sem relação com os hormônios, o que pode ser uma resposta às oscilações, o que são queixas leves, que mudanças de hábito de vida poderiam solucionar. Entre as opções de tratamento, a psicoterapia, remédios que aliviam sintomas físicos e psíquicos, antidepressivos, terapia com hormônios.

"É importante "cavar", ver o que há por trás da queixa. Mas existe um limite além do qual o ginecologista não pode ir", opina Hans Halbe, chefe do setor de Ginecologia Endócrina do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Por exemplo, se o diário mostrar que sintomas depressivos graves persistem durante todo o mês é hora de o caso seguir para o psiquiatra.
É claro que não só a questão hormonal explica determinadas alterações.

Problemas de relacionamento, outras doenças e de adaptação social também podem estar por trás de queixas psíquicas das mulheres.

Para a ginecologista Rosana Simões, professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o ginecologista, "porta de entrada" da mulher no sistema de saúde, deve estar aberto para ouvir todas as queixas. "Muitas vezes só é necessário dar uma informação mais detalhada, conversar", opina.

Simões criou grupos de convivência para pacientes que antes ficavam à toa na sala de espera. "É bom que partilhem seus sentimentos com os outros", diz a médica, que trabalha principalmente com mulheres no climatério.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página