Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2003 - 05h57

Falta de desejo é o principal problema

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cerca de 40% das mulheres têm alguma disfunção sexual, e a principal delas costuma ser a falta de desejo. Esse cenário é comum a várias pesquisas internacionais, tanto em países como o Brasil quanto nos EUA e na Europa.

A grande maioria nem sequer procura ajuda médica, e muitas evitam até mesmo comentar com as amigas o problema.

Nem as que sofrem de problemas físicos, como a incontinência urinária por esforço -perda de urina ao tossir ou rir, por exemplo-, costumam falar sobre o assunto. "Elas pensam que isso é normal. Às vezes, aparecem no consultório por outras queixas e se espantam quando informamos que essa perda de urina precisa ser tratada", afirma a ginecologista Raquel Figueiredo.

Inibição

Um estudo realizado em 2001 entre as pacientes atendidas pelo Instituto Paulista de Sexualidade mostrou que 91% das mulheres que procuraram tratamento para disfunção sexual "tinham dificuldade de se expressar emocionalmente e de se afirmar".

Na clínica, 37% das queixas femininas têm a ver com inibição do desejo e outros 23% com falta de desejo e de orgasmo.

O psicoterapeuta sexual Oswaldo Rodrigues diz que, dez anos atrás, 80% das queixas eram a falta de orgasmo. "Não que o quadro tenha mudado, mas hoje elas estão mais atentas à questão do desejo", diz Rodrigues.

Por uma questão cultural, a mulher espera que o homem provoque o seu desejo, quando ela deveria erotizar o seu dia-a-dia, diz Rodrigues. No Instituto Paulista, a falta de desejo é tratada com sessões de psicoterapia.

"Tuas queixas são as tuas confissões." Essa é uma das frases que a psicóloga Silvia Cavicchioli utiliza no seu trabalho de terapia sexual com as mulheres.

Segundo ela, quando a mulher se queixa, por exemplo, de que o marido não olha mais para ela com o desejo de antes é porque, no fundo, ela também não está se olhando como deveria.

Medicamentos

No Prosex, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, disfunção sexual é tratada com terapia e medicamentos.

"O primeiro passo é saber a razão da falta do desejo. Geralmente há uma depressão escondida por trás", diz a psiquiatra Carmita Abdo, que dirige o Prosex. Nesses casos, são prescritos alguns antidepressivos que não reduzem a libido, como a bupropiona, a mirtazapina e o nefazodone.

Outra causa física pode ser hormonal, também corrigida com medicamentos.
Sobre os produtos eróticos, Abdo considera válido o uso, desde que haja um entendimento entre o casal. "Eles devem ser apenas coadjuvantes, e não o ponto central da relação", afirma.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página