Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2003 - 04h28

Idoso deve redobrar cuidados com alimentação para evitar doenças

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quando se fala em alimentação, a impressão que se tem é que a mídia e o mundo só têm olhos para os gordos demais e para os magros demais. Num universo quase esquecido, estão os idosos, cuja disposição dificulta a preparação dos pratos e cujo organismo já não absorve os alimentos da mesma maneira.

Formam, na verdade, um dos grupos para o qual a alimentação deveria merecer toda a atenção. Não é o que vem acontecendo.

Três encontros atuais tratam dos vários aspectos da nutrição: o 4º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, que terminou ontem em São Paulo, o Fórum Global para Doenças Crônicas não Transmissíveis, que começa hoje, e o 1º Congresso Mundial da Nutrição, que vai de 23 a 26 de novembro, ambos no Rio de Janeiro.

O Fórum Global é o que mais se dedica ao idoso, justamente porque seus maus hábitos alimentares podem levar a doenças crônicas como o câncer, o diabetes, a hipertensão e enfermidades cardiovasculares.

"Mas quem quer comer bem na velhice, e quem quer chegar com saúde à velhice, tem que aprender a comer bem desde pequeno", diz o médico Kose Horibe, 65, ex-professor e cirurgião da USP e presidente Academia Brasileira de Antienvelhecimento.

Ele defende cuidados especiais na alimentação do idoso, que vão do ambiente social e o preparo dos alimentos ao uso de suplementos. Essa ajuda ao organismo pode ser encontrada em forma de cápsulas, mas também em suplementos alimentares à base de grãos vegetais, ricos em proteínas, além de fibras, vitaminas A, E e D e vários minerais. Um desses suplementos foi desenvolvido numa parceria entre a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a Fugesp, uma fundação para o estudo da gastroenterologia e da nutrição, de São Paulo. O Brasil, que tinha 14,5 milhões de pessoas acima de 65 anos em 2000, terá 30 milhões em 20 anos. Leia abaixo trechos da entrevista que Horibe concedeu à Folha.

Folha - É verdade que os idosos se alimentam pior?

Kose Horibe
- Sim, e por várias razões, sem considerarmos dificuldades financeiras para adquirir os alimentos. O idoso, especialmente os que vivem só, já não tem a mesma disposição para comprar os alimentos e preparar os pratos. Muitos têm dificuldade para mastigar --o que exige alimentos mais moles. Também acabam comendo sozinhos, o que reduz o apetite. O idoso, especialmente, precisa de alimentação variada e saborosa, do contrário não terá vontade de comer.

Folha - E o organismo em si, ele é capaz de absorver as vitaminas, os minerais e as proteínas da mesma forma que um organismo jovem?

Horibe
- Não é mais. Com a idade, as funções fisiológicas vão se tornando mais lentas. O processo de mastigação, de ingestão e de desintegração dos alimentos já não é o mesmo --e isso leva a uma menor absorção. O organismo tira menos proveito dos benefícios que o alimento oferece. Daí a necessidade de uma suplementação, de forma que o organismo seja completado com sais minerais, vitaminas e micronutrientes, como carboidratos e gorduras. Uma alimentação e uma suplementação bem dosadas são capazes de neutralizar substâncias "tóxicas", que são os radicais livres. Esses radicais são nocivos à saúde das células. Hoje, a ciência tem quase certeza de que a maioria das doenças são provocadas por esses radicais.

Folha - Essa suplementação está presente nos próprios alimentos?

Horibe
- A melhor alimentação é a mais variada possível, um cardápio com frutas, verduras, proteínas de origem vegetal e alimentos com a menor quantidade possível de carboidratos.
Como ninguém faz receitas perfeitas, e como o organismo idoso se beneficia de uma ajuda, os suplementos passam a ser importantes. Eles podem ser encontrados em cápsulas, em farmácias e lojas especiais, e também em concentrados extraídos dos próprios alimentos. Hoje, já há universidades e centros de estudos preocupados com uma suplementação alimentar ideal para os idosos.

Saiba mais no site: http://abmae.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página