Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2007 - 13h21

Vitória dos conservadores nas urnas francesas

Publicidade

da Deutsche Welle, na Alemanha

O novo presidente francês, Nicolas Sarkozy, governará com larga maioria parlamentar. Abstenções foram maiores nestas eleições que no pleito para escolha do presidente.

O recém-eleito presidente Nicolas Sarkozy anda em ritmo acelerado, anunciando quase que diariamente uma nova reforma. Entre outras, está uma afrouxamento das regras que regulamentam a jornada de trabalho de 35 horas semanais e um favorecimento fiscal a quem comprar ou construir imóveis. Seu primeiro-ministro, François Fillon, resume o estilo dp presidente numa comparação aos pilotos da Fórmula 1: "Ele nunca freia".

A lógica de Sarkozy é simples: uma vez eleito para governar o país, deverá dar curso a um suposto "rompimento" com o passado, através da implementação das reformas prometidas. Seu ritmo parece entusiasmar os franceses: 65% do eleitorado do país mostra-se, de acordo com pesquisas de opinião, satisfeito com o novo presidente. São nada menos que 12% a mais do que os que o elegeram na corrida apertada à presidência contra Ségolène Royal, em 6 de maio último.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página