Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2003 - 07h29

Literatura tempera a mesa com história e cultura

Publicidade

IARA BIDERMAN
free-lance para a Folha

No início eram o arroz com feijão e a pizza no fim de semana. Depois vieram os sushis, as massas de grão duro, as trufas brancas e negras e muitas frutas com nomes exóticos. A gastronomia deixou de ser um assunto restrito aos círculos de iniciados e caiu na boca do povo --ou, pelo menos, de boa parte da classe média que, na última década, começou a ter acesso a uma série de alimentos e pratos diferenciados nas prateleiras e nos cardápios.

Quem provou percebeu que era bom. A ampliação dos horizontes culinários não se restringiu aos supermercados e restaurantes: o interesse pela arte de comer bem atingiu outras esferas, como as da cultura e da educação. Surgiram as faculdades de gastronomia, e o mercado editorial passou a oferecer mais títulos na área, tanto nacionais como importados.

Há exatamente um ano, foi aberta a primeira e única livraria especializada em gastronomia do Brasil, a Mille Foglie, em São Paulo. O setor culinário-gastronômico das megalivrarias também cresceu. A Livraria Cultura possui um catálogo com mais de 2.000 títulos sobre o assunto, dos quais cerca de 50% são importados. A rede Fnac, honrando sua origem francesa, também capricha na literatura gourmet e há sempre livros sobre o assunto em oferta.

Se antes faltavam opções, agora, com tanta variedade, o problema é escolher. Iniciar uma biblioteca gastronômica exige, principalmente, garimpagem: passear pelas prateleiras das livrarias, folhear os livros e tentar imaginar aromas e sabores que combinem com os gostos pessoais.

Como a escolha é, em grande parte, orientada por critérios subjetivos --como a preferência ou a aversão por determinado ingrediente ou certo tipo de comida--, é difícil indicar este ou aquele título. No link abaixo, você encontra uma seleção de livros interessantes. Esse cardápio literário não pretende ser o mais extensivo e, muito menos, o definitivo, mas tenta abranger os diferentes tipos de leitores-gourmets. Sirva-se à vontade.

Leia mais
  • Veja seleção de livros interessantes sobre gastronomia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página