Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2004 - 08h46

Vitaminas C e E juntas dão bom efeito

Publicidade

JULIO ABRAMCZYK

Há três anos, surgiram estudos mostrando que a vitamina E era ineficaz para evitar a progressão da aterosclerose (deposição de gordura na parede das artérias) e prevenir doenças coronárias.

Em 2001, na revista "Circulation" (2001;104:1571), da Associação Americana de Cardiologia, pesquisadores mostraram-se surpreendidos com esse achado. Mas lembraram que outro estudo sugeria que o consumo das vitaminas C e E juntas poderia promover melhora da atividade antioxidativa da vitamina E na prevenção da aterosclerose.

Pesquisadores da Finlândia e da Dinamarca, no ano passado, publicaram trabalho na mesma "Circulation" (2003;107:947-953) e concluíram que fornecer diariamente de forma suplementar as vitaminas C e E retarda a aterosclerose em pessoas com taxas anormalmente altas de colesterol.

O avanço no conhecimento dos benefícios proporcionados pela suplementação, entretanto, não ficou restrito apenas à prevenção da ateroclerose.

Peter P. Zandi e colaboradores assinalam nos "Archives of Neurology" de janeiro (204;61:82-88) que o uso suplementar e concomitante das vitaminas (E, acima de 400 unidades internacionais/ dia; C, no mínimo 500 mg/dia), está associado a redução na incidência de Alzheimer.

Sugerem ainda os autores que esses antioxidantes merecem novos estudos, desta vez como agentes primários na prevenção da doença.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página