Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2004 - 07h48

Novo xarope combate alergia em crianças

Publicidade

CLARA QUINTELA
Free-lance para a Folha de S.Paulo

Uma substância empregada há dois anos para tratar alergia em adultos ganha agora uma versão para crianças com idade entre 2 anos e 11 anos. A desloratadina combate sintomas alérgicos como o prurido comum em casos de urticária e a coriza e a obstrução nasal características das crises de rinite.

Segundo Luc Weckx, chefe do Centro da Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça da Unifesp, a alergia afeta de 20% a 30% da população infantil. "A cada novo estudo, essa porcentagem aumenta."

Com sabor adocicado, o xarope de desloratadina não provoca sonolência, que é um dos efeitos colaterais mais desagradáveis causados por medicamentos desse tipo. "É uma medicação segura e muito eficaz", afirma Olavo Mion, professor de otorrinolaringologia da USP. "Age mais rápido, combate a obstrução nasal e praticamente não causa reação adversa."

A desloratadina apresenta efeito anti-histamínico (combate a histamina, substância presente no organismo e associada ao processo alérgico) e antiinflamatório. Por isso reduz também problemas como nariz entupido, com os quais o alérgico costuma conviver mesmo quando não está em crise.

Mesmo já liberado pelo Ministério da Saúde, a versão infantil da desloratadina permanece em estudo. O diretor científico da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia, Wilson Tartuce Aun, afirma que dez centros brasileiros estão participando de uma pesquisa para obter mais informações sobre essa substância. "Até agora, o que se pode dizer é que a desloratadina é um bom remédio para o tratamento de alergia, com uma relação custo-benefício bastante interessante."

O novo xarope é vendido apenas com prescrição médica. Os médicos alertam que o tratamento de alergia, tanto em crianças como em adultos, deve ser realizado continuamente, não apenas durante as crises. Weckx ressalta ainda a importância dos fatores ambientais. "A alergia é uma doença crônica, de causa genética, mas sua intensidade e manifestação dependem principalmente de fatores externos, como poeira e poluição."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página