Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2004 - 06h35

Saiba como preparar hambúrgeres de lentilha, cenoura e abobrinha

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quase sinônimo de fast food, o hambúrguer ganhou a fama de vilão da alimentação saudável. Mas há opções mais leves, que agradam não só a vegetarianos. É o caso desta receita, na qual a carne é substituída por lentilha, cenoura e abobrinha, saborosamente temperadas com gengibre, nozes e gergelim.

"Garden burger"

Calorias: 550,5; carboidratos: 38,4 g; lipídeos: 36,7 g; proteínas: 16,6 g

Ingredientes (para 6 porções)

200 g de lentilha crua; 800 ml de água; 250 g de cebola; 30 g de alho; 50 g de gengibre ralado; 120 g de nozes picadas; 250 g de abobrinha; 250 g de cenoura; 80 g de gergelim; 100 ml de azeite; sal e pimenta-do-reino a gosto e uma colher (sopa) de azeite para untar a frigideira.

Modo de fazer

Cozinhe a lentilha na água por cerca de 25 minutos. Escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, em uma panela pequena, doure o alho, a cebola e o gengibre no azeite. Separe metade da lentilha cozida e coloque-a no processador com as nozes picadas, misturando até formar uma espécie de purê. Reserve. Rale (ralo grosso) a cenoura e a abobrinha e esprema para tirar o excesso de água. Misture a cenoura e a abobrinha raladas com o purê de lentilhas e nozes, o gergelim, as lentilhas inteiras e o refogado de alho, cebola e gengibre. Tempere com sal e pimenta. Modele os hambúrgueres (cada um terá cerca de 200 g) e frite-os em fogo médio, em uma frigideira untada com azeite, virando-os várias vezes até ambos os lados ficarem dourados.

Receita do chef André Cunha Linha, da hamburgueria Joe & Leo's.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página