Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2004 - 09h03

Aprenda a fazer "Castanhas à Toscana"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Perfumada com alecrim, a castanha é o principal ingrediente da receita de hoje, típica da Toscana, região no noroeste da Itália. Pelo modo de preparo tradicional, o "castagnaccio" deve ter pouco mais de 1 cm de altura apenas. Por isso asse-o em uma grande forma ou em duas pequenas.

"Castagnaccio"

Calorias (por fatia): 455
Carboidratos: 21,3 g
Lipídeos: 37,3 g
Proteínas: 8,5 g

Ingredientes (para 16 fatias)

800 g de farinha de castanha (se não encontrar a farinha, cozinhe as castanhas e amasse-as até obter cerca de 1 kg de purê); 6 colheres (sopa) de açúcar; 4 colheres (sopa) de uva passa; 4 colheres (sopa) de "pinoli" ou castanha de caju; 1,5 l de água; 2 dl de azeite de oliva; 1 raminho de alecrim; 1 pitada de sal e manteiga e farinha de rosca para untar e polvilhar as formas.

Modo de fazer

Ponha a uva passa para amolecer em um pouco de água morna. Enquanto isso, coloque em uma tigela grande a farinha (ou o purê) de castanha, o azeite de oliva, o açúcar e a pitada de sal. Amasse bem os ingredientes e adicione a água pouco a pouco, sempre misturando bem. Se você usar purê de castanha, coloque menos água. Distribua a massa em duas formas de 24 cm de diâmetro, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de rosca. Espalhe as folhinhas de alecrim, as uvas passas e os "pinolis" (ou as castanhas de caju) sobre a massa e leve ao forno (200ºC) por pouco menos de uma hora, até a superfície ficar crocante.

Receita do livro "Massas Básicas - Para Pão, Pizza, Doce, Macarrão" (96 págs., R$ 22, ed. Globo, tel. 0/xx/11/3457-1555).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página