Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 07h33

Uso errado de Botox mantém o olho aberto

Publicidade

MARIA FERNANDA GONÇALVES
free-lance para a Folha

A aplicação inadequada de Botox pode não apenas eliminar as rugas mas também impedir o paciente de fechar os olhos. Como conseqüência direta, surge --ou é agravado-- o distúrbio do olho seco, que causa desconfortos como ardor, presença de muco, coceira, vermelhidão e sensação de corpo estranho na vista. O alerta é do oftalmologista André Borba, coordenador do Ambulatório de Cirurgia Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais do Hospital das Clínicas (SP).

Segundo ele, muitos pacientes desavisados acabam sendo atendidos por profissionais das áreas de medicina estética, dermatologia ou cirurgia plástica que não têm o cuidado de pedir o exame oftalmológico antes da aplicação da toxina botulínica. "Os olhos têm a função visual, e não só a estética", diz.

"Tenho sido muito procurado para proferir palestras sobre o assunto e também para tratar de pacientes que tiveram complicações na aplicação do Botox ou em cirurgias de pálpebra (blefaroplastias)", diz. Em sua clínica, atende uma média de três pacientes por mês com problemas causados pela aplicação errada do Botox e dois por falhas em cirurgias de pálpebra.

Já em 1998, uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles (EUA), por Borba, mostrou que "os problemas de olho seco e de olho caído atingem até 30% dos pacientes que aplicam Botox regularmente". Foram entrevistados 200 pacientes, dos quais 75% eram mulheres.

Carlos Alberto José, diretor de marketing do laboratório Allergan, que detém a marca Botox no Brasil, afirma não ter conhecimento de pesquisas feitas aqui sobre o assunto. "Desde que foi aprovado para o uso estético no país, em 2000, não há relatos de pacientes ou de médicos sobre problemas oftalmológicos ligados ao Botox."

Para corrigir pequenas rugas, a toxina botulínica paralisa a musculatura responsável pelo fechamento das pálpebras por seis meses. E esse é o tempo que a "vítima" tem de conviver com defeitos estéticos da má aplicação, como a aparência do olho caído ou a abertura de dois milímetros em cada olho e os sintomas do olho seco.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Botox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página