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12/08/2004
-
07h14
da Folha de S.Paulo
Enquanto no Brasil a questão ainda é restrita a poucas iniciativas, no Reino Unido uma organização não-governamental atua desde 1990 na revitalização do espaço externo de escolas públicas e particulares.
Formada por uma equipe de paisagistas, educadores e artistas plásticos, a Learning through Landscape (Aprendendo por meio das Paisagens) presta assessoria técnica não só na elaboração do projeto mas em como gerenciá-lo. Além de desenvolver pesquisas em psicologia ambiental, a ONG promove parcerias com empresas para viabilizar novos projetos em instituições públicas e realiza treinamento de educadores para o uso do pátio.
"Infelizmente, as autoridades em educação não reconheciam o pátio como uma potencial área para o aprendizado. Detectamos que os alunos estavam expostos a ambientes estéreis, em condições inadequadas que prejudicavam o seu desenvolvimento", diz Mary Jackson, coordenadora do serviço de suporte e aconselhamento da organização. Ela explica que os projetos são voltados às necessidades da escola, que pode ter um foco maior para o lúdico ou para o aprendizado. "O importante é envolvermos toda a comunidade escolar no processo, especialmente as crianças, que devem participar e tomar decisões em todas as etapas."
Na pesquisa feita pela organização em 2003 com 351 instituições de ensino do Reino Unido, 84% perceberam uma melhora na interação social de seus pupilos e 64% apontaram redução de ocorrência de conflitos entre os colegas. Em 28%, o nível de vandalismo ou depredação caiu. Diversos projetos podem ser conferidos no site da ONG.
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Educadores defendem valorização de pátios para estimular crianças
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ONG inglesa defende revitalização de espaços externos de escolas
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Enquanto no Brasil a questão ainda é restrita a poucas iniciativas, no Reino Unido uma organização não-governamental atua desde 1990 na revitalização do espaço externo de escolas públicas e particulares.
Formada por uma equipe de paisagistas, educadores e artistas plásticos, a Learning through Landscape (Aprendendo por meio das Paisagens) presta assessoria técnica não só na elaboração do projeto mas em como gerenciá-lo. Além de desenvolver pesquisas em psicologia ambiental, a ONG promove parcerias com empresas para viabilizar novos projetos em instituições públicas e realiza treinamento de educadores para o uso do pátio.
"Infelizmente, as autoridades em educação não reconheciam o pátio como uma potencial área para o aprendizado. Detectamos que os alunos estavam expostos a ambientes estéreis, em condições inadequadas que prejudicavam o seu desenvolvimento", diz Mary Jackson, coordenadora do serviço de suporte e aconselhamento da organização. Ela explica que os projetos são voltados às necessidades da escola, que pode ter um foco maior para o lúdico ou para o aprendizado. "O importante é envolvermos toda a comunidade escolar no processo, especialmente as crianças, que devem participar e tomar decisões em todas as etapas."
Na pesquisa feita pela organização em 2003 com 351 instituições de ensino do Reino Unido, 84% perceberam uma melhora na interação social de seus pupilos e 64% apontaram redução de ocorrência de conflitos entre os colegas. Em 28%, o nível de vandalismo ou depredação caiu. Diversos projetos podem ser conferidos no site da ONG.
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