Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2008 - 09h55

Americana cria blog sobre impacto do Alzheimer no casamento

Publicidade

FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Quando seu marido, Sid, foi diagnosticado com Alzheimer, a americana Joan Gershman, 59, foi pêga de surpresa ao descobrir "a verdade sobre a qual ninguém fala": o fato de ela se ver, de repente, casada com um estranho. "Eu não tinha a menor idéia do que estava acontecendo. Tudo o que eu sabia era que a dor que essa doença estava causando à parceria apaixonada e generosa do nosso casamento era cortante e impiedosa."

Segundo Joan, até então sua idéia de mulher de paciente com Alzheimer era a de uma quieta e incansável coadjuvante que ajuda o companheiro escrevendo bilhetes, levando-o a compromissos e lembrando-o de tomar os remédios. "Ninguém me disse que eu estaria vivendo com uma pessoa diferente, alguém muito pouco parecido com o homem pelo qual me apaixonei e com quem havia me casado 37 anos antes."

Esse novo homem, conta, tem acessos de raiva quando seu jantar atrasa e faz cenas em lojas quando o vendedor não atende suas demandas; trata-se de um homem com o qual é impossível discutir razoavelmente -até porque no dia seguinte ele terá esquecido tudo.

Após desabafar com amigas de um grupo de apoio e ver que seu caso não era exceção, Joan decidiu criar um blog para abordar as questões que o parceiro do paciente com Alzheimer precisa enfrentar. Chamado The Alzheimer Spouse (www.thealzheimerspouse.com), o site traz textos sobre os mais diversos assuntos.

O que fazer quando os amigos param de ligar, o desafio de convencer o companheiro de que não é mais seguro ele dirigir, os tipos de solidão que vêm a cada etapa da doença e como ficam o sexo e a intimidade são alguns tópicos abordados com naturalidade e honestidade. De quando em quando, há um texto apaixonado, reafirmando seu amor pelo marido.

Apesar de muitos "posts" terem conteúdo inevitavelmente triste, Joan consegue ser positiva e manter o bom humor. Há uma seção, por exemplo, dedicada a diálogos engraçados com Sid ou de leitores com seus companheiros.

O blog faz sucesso entre os internautas: nas listas de discussão, dezenas de pessoas comentam, desabafam e dividem suas experiências. "Eu sabia que havia necessidade de uma discussão aberta e honesta sobre nossas questões. Então criei um lugar para nós", escreve.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página