Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2001 - 12h22

Saiba onde e como encontrar Eros no dia-a-dia

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em casa: Casas construídas e decoradas tendo em vista o prazer e o lazer despertam os sentidos. Ambientes acolhedores, que exploram elementos naturais, como madeira e tecidos com diferentes texturas, são um convite à intimidade. O que também seduz: almofadas, sofás e cadeiras confortáveis e o jogo de sombras criado por velas e abajures. Casas e apartamentos decorados apenas segundo o critério da funcionalidade e da estética são frios, não despertam afetividade.

Nos objetos: Os objetos são capazes de conferir um grau de intimidade e sensualidade à vida. As pessoas os tocam, os olham, os ouvem, os limpam e os decoram. Guardados ao longo da vida, por exemplo, eles mantêm seus donos em sintonia com a própria trajetória. Peças antigas, que pertenceram a familiares, despertam afetos. Os livros, cada um com sua história, funcionam como amigos que fazem companhia.

No jardim: Cores, texturas, aromas e abundância de flores e folhagens enfatizam o prazer sensual. O jardim erotizado não apela apenas à visão, mas a todos os outros sentidos do corpo. Possui, por exemplo, recantos com sombra que convidam ao recolhimento e à reflexão.

Nos alimentos: Perceber os alimentos apenas como combustível para o dia-a-dia é desprezar um aspecto importante de Eros. Fique atento à textura, às cores, ao aroma, à suculência e até ao som que produzem na panela ou enquanto são mastigados. É uma boa maneira de aguçar os sentidos.

Na arte: Esse é um dos grandes instrumentos para entrar em contato com Eros. Mais do que idéias novas sobre temas específicos, ela oferece um contato com o pensamento poético. Por meio da arte, é possível desenvolver a capacidade de ver as coisas em volta pelos mais variados ângulos e de lidar com os desafios de forma mais imaginativa e lúdica.

No trabalho: É importante escolher um trabalho que dê prazer -as horas passam como minutos quando se está absorto numa atividade. Mas, como isso nem sempre é possível, despertar Eros no local do trabalho pode exigir um pouco de imaginação. Cultivar um clima de camaradagem, sendo mais gentil e carinhoso com os colegas, é um dos caminhos. Um quadro, um vaso com flores ou o desenho de uma criança, por exemplo, podem provocar sensações prazerosas.

Na escola: A escola em sintonia com Eros é aquela que abre espaço para a criança desenvolver a imaginação, uma visão lúdica e poética da vida, o pensamento crítico e o espírito comunitário. Em vez de incentivar a competição, os educadores devem estimular a prática da partilha, da amizade e da solidariedade.

Leia mais:

  • Erotizar a vida faz bem para o sexo e também para a alma

  • "Hoje em dia, temos muita ejaculação e pouco orgasmo", diz professor

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página