Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2004 - 08h47

Técnicas de automassagem podem ser feitas no trabalho ou em casa

Publicidade

KARINA KLINGER
free-lance para a Folha

Não é fácil resistir a uma boa massagem, o complicado é achar alguém disponível, com vontade e com um pouco de conhecimento prático para fazê-la. O caminho mais rápido é aprender a se virar sozinho com a auto-massagem. Em apenas dez minutos, é possível trabalhar músculos estressados dos ombros, cabeça, pescoço, pernas, pés e mãos.

As variações de massoterapia disponíveis hoje, de origem chinesa ou indiana, são populares entre pessoas de várias faixas etárias. Não é raro encontrar adolescentes em cadeiras de shiatsu espalhadas por shoppings, supermercados ou parques. Sem falar das futuras mamães que fazem cursos de shantala, massagem indiana que, se feita de maneira certa, cai como uma luva para aqueles casos de bebês que sofrem de cólica.

O fato de a massagem estar mais ao alcance do público não é algo inédito na história da humanidade. Hipócrates, o pai da medicina, já indicava os movimentos de fricção em tecidos para dores musculares. Antes dele, em 2800 a.C., na China, a técnica foi reverenciada e ganhou capítulo especial no Nei Ching, uma das principais obras clássicas da medicina chinesa.

Segundo o massoterapeuta Alexandre Amatuzzi Barros, professor do curso técnico de massagem do Senac-SP, a massagem surte efeitos positivos por que age de maneiras distintas. Ela não apenas aumenta a circulação sanguínea em determinada região do corpo mas também pode eliminar toxinas metabólicas que ficam concentradas em determinados locais. A massagem atua no sistema linfático, por isso é muito usada de forma complementar em tratamentos de emagrecimento, no combate à retenção de líquidos no organismo. "Sem contar que proporciona relaxamento", explica Barros, que atua na área há mais de dez anos.

Para quem trabalha o dia inteiro sentado, vale até aproveitar os minutos da "hora do cafezinho" --basta avisar os colegas que aquilo não é um surto, mas sim alguns exercícios de automassagem. "O ideal é que o ambiente seja silencioso, mas, se não for possível, tente desviar a atenção do que está ao redor por meio de uma respiração mais lenta", diz o professor.

Usar alguns minutos para relaxar durante o expediente não seria má idéia: 70% dos brasileiros sofrem de estresse no emprego. O dado pouco animador vem de uma pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association), divulgada em agosto deste ano: os brasileiros sofrem de estresse no trabalho na mesma porcentagem de países como a Inglaterra e os Estados Unidos.

Também é possível fazer os movimentos em casa, depois de um banho morno e ao som de uma música tranqüila. O lugar pouco importa, o importante é fazer os exercícios.

Aquecimento: Sente-se confortavelmente em uma cadeira, com as costas retas, bem posicionadas, com os pés apoiados no chão, e esfregue uma mão na outra para aquecer e ativar a circulação local

Cabeça: Encaixe seus polegares, um de frente para o outro, na base do crânio, região onde começa o pescoço. Os outros dedos ficam apoiados na cabeça. Pressione os polegares na horizontal em direção às orelhas ou faça pequenos movimentos circulares.

Nuca: Com a ponta dos dedos das duas mãos (menos os polegares), faça pressões leves, a partir da base do crânio, em sentido descendente. Siga por toda borda posterior e lateral do pescoço. É possível fazer também alguns movimentos circulares.

Ombros: Primeiro, com as duas mãos, amasse os seus ombros com as pontas dos dedos. Em seguida, com as mãos fechadas, faça percussões de leve na região.

Braços: É simples, basta amassá-los com delicadeza com as pontas dos dedos.

Mãos: Alongue-se com a palma das mãos para fora. Em seguida, com a palma para dentro.

Pés: Faça compressões com os polegares na sola do pé.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre automassagem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página