Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2001 - 13h02

Chega ao Brasil o Prozac versão semanal

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O paciente não se preocupa em tomar o medicamento diariamente nem corre o risco de "pular" uma dose. Livre da obrigação de se medicar todos os dias, a pessoa também pode se concentrar em suas atividades diárias sem ter que pensar na doença. Essas são algumas vantagens do Prozac DuraPac, a versão semanal de um dos antidepressivos mais consumidos em todo o mundo que estará à venda no Brasil a partir do mês que vem.

O novo medicamento contém a mesma substância ativa do remédio original, a fluoxetina. A diferença está na dosagem dessa substância e no modo como ela é liberada no organismo.

Um comprimido diário de Prozac possui 20 mg de fluoxetina. Já uma pílula de DuraPac contém 90 mg da substância, as quais, graças a uma cobertura especial, são liberadas de maneira gradual na corrente sanguínea, garantindo a manutenção de níveis eficazes do medicamento no organismo durante sete dias. Por isso o paciente precisa tomar apenas um comprimido de Prozac DuraPac por semana.

Antes de iniciar o tratamento com a nova versão do remédio, o paciente com depressão deve ser tratado com doses diárias de Prozac de 20 mg. Só depois de o medicamento começar a fazer efeito é que o médico prescreverá o Prozac semanal.

Os sintomas da depressão, quando adequadamente tratados, geralmente começam a melhorar após duas semanas, apresentando redução significativa depois de um a dois meses. Para que não ocorram recaídas, o uso do medicamento não pode ser interrompido. De acordo com o paciente, o tratamento pode durar de quatro meses a vários anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 6% da população mundial. As mulheres apresentam maior propensão à doença. Nos próximos 20 anos, a depressão deverá ser a maior causa de incapacitação social do planeta, perdendo apenas para as doenças cardíacas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página