Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2006 - 10h57

Carnaval sem folia é opção para descansar

Publicidade

TATIANA DINIZ
da Folha de S.Paulo

Nem só de confete e serpentina é feito o Carnaval. Para quem quer aproveitar o primeiro feriado prolongado do ano, mas não está nem um pouco interessado em enfrentar multidões, calor, barulho e ambientes geralmente embalados a muita bebida alcoólica e pouca moderação, o melhor mesmo é se manter bem longe da folia.

O momento é excelente para aproveitar a pausa na agenda e usá-la para se recolher, refletir, recarregar as energias e recomeçar o ano a todo vapor. Investir em tranqüilidade, em autoconhecimento e em sossego pode ser uma escolha benéfica que deixa saldo positivo para todo o resto do ano.

Empresários do ramo de eventos em Curitiba, Dado Dantas, 49, e Ilse Lambach, 42, acostumaram-se a fugir da ferveção carnavalesca há anos. "Trabalhamos com o agito e temos agendas supercorridas, então aproveitamos esses dias para dar uma pausa e buscar reciclagem e reenergização", conta Dantas.

A léguas de distância dos trios elétricos e das escolas de samba, a dupla já passou o feriado no santuário de Fátima, em Portugal, e percorrendo o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, entre outras rotas de inspiração mística. Neste ano, o destino é a Índia.

"Escolhemos locais que concentram muita energia. Não sou budista nem nada disso, mas passei 15 dias na Índia em 2005 e percebi que realmente tenho muito a aprender por lá. Esse será o momento de voltar", comenta Dantas.

"Para mim, o Carnaval se transformou em um tempo propício para fugir do tumulto e investir na minha reorganização pessoal e espiritual. E percebo que a escolha por essa parada me reenergiza e me ajuda bastante durante o ano inteiro ", comenta o empresário.

IOGA PARA TODOS OS GOSTOS

O Carnaval também pode ser tempo de aprender, e a ioga é um dos assuntos mais abordados no período. Tanto nas cidades quanto em retiros organizados por grupos de praticantes, a modalidade é a espinha dorsal de diversas vivências que acontecerão em cenários variados: na praia, no campo, em escolas urbanas. Aos que já praticam ioga, vale se aperfeiçoar. Aos que ainda não a conhecem, pode ser a hora de fazer o primeiro contato.

Em Garopaba, no litoral catarinense, o Centro de Yoga Montanha Encantada combina atrativos como praia, natureza, alimentação natural e aulas de ioga para atrair aqueles que buscam uma viagem mais suave. Os retiros se repetem ao longo do ano e recebem tanto quem já é praticante de ioga quanto quem nunca se arriscou a experimentá-la.

Em Aiuruoca, interior de Minas, o grupo Caminhar também vai se ancorar nas posturas da ioga, combinando-as com os benefícios da caminhada. Os roteiros, batizados de "Caminhada com Yoga", foram desenvolvidos pelo guia de caminhadas Guto Arouka, 40, e pela professora de ioga Cláudia Ruschel.

Eles chamam a modalidade de "ecoturismo de bem-estar" e dizem que a meta principal é promover a interação com a natureza. Os exercícios vão sendo feitos de acordo com as paisagens do local --no alto de uma montanha ou numa cachoeira, por exemplo.

"Percebemos que, por viver em grandes centros urbanos, as pessoas apresentam cada vez mais dificuldade para realizar conexões com a natureza. A proposta desse retiro é justamente desacelerar, diluir a ansiedade e o estresse e tornar esse contato com o ambiente mais harmônico", define Arouka.

MASSAGEM

Descobrir uma nova maneira de tocar também pode ser um saldo deixado pelo Carnaval. Em São Roque (59 km a oeste de São Paulo), a terapeuta holística Veena Mukti ministrará um curso de formação profissionalizante em massagem ayurvédica. O formato do programa é intensivo, com práticas em dupla que alternam aplicação e recebimento da técnica.

"Embora o curso seja profissionalizante, pode ser feito por qualquer um. Na verdade, quem já é massagista vai ter até que desaprender certos hábitos. Pode ser bom também para quem quer somente aplicar em amigos e familiares", comenta Veena.

SEM DEIXAR A CIDADE

Nas grandes cidades, muitos spas urbanos manterão suas portas abertas com pacotes desenvolvidos para essa época do ano. É o caso do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, e do Kyron Spa, em São Paulo. Para quem não vai viajar, vale aproveitar os momentos de folga para cuidar do corpo e do bem-estar. De tratamentos estéticos a banhos e massagens relaxantes, com investimentos de R$ 200 a R$ 1.500 é possível fazer muita coisa.

EM BUSCA DO BEM-ESTAR

A analista de sistemas Katia Bueno, 33, ainda está escolhendo o que vai fazer no Carnaval, mas já decidiu que seu destino não será nenhuma das rotas badaladas de folia. A programação preferida por ela até agora é participar do curso de massagem ayurvédica com a terapeuta Veena Mukti, em São Roque.

"Vivo em São Paulo, trabalho numa multinacional, pego trânsito todo dia. Preciso realmente de algo que me devolva o bem-estar físico, emocional e mental e acho que a massagem pode ser um caminho", diz ela.

Embora não tenha interesse em abraçar a massagem profissionalmente, Katia aposta no conhecimento do toque como atalho para o equilíbrio. "Quero usar em casa, em mim mesma, na minha família e nos meus amigos."

A Folha pesquisou 25 opções de roteiros de carnaval sem folia. Confira e escolha o seu.

Leia mais
  • Confira 25 opções para o Carnaval

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em Sâo Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página