Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2002 - 10h09

Orgasmo simultâneo é especial, mas raro

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Atingir o orgasmo ao mesmo tempo que o parceiro é um acontecimento tão especial quanto raro. Cerca de 35% dos casais alimentam uma série de ilusões sobre o orgasmo simultâneo.

"Na maioria dos casos, não conseguem e mentem um para o outro", diz psicólogo Oswaldo Martins Rodrigues, do Instituto Paulista de Sexualidade.

O orgasmo simultâneo exige sintonia, experiência, controle da excitação e alguma comunicação verbal ou gestual. Mas, segundo os pesquisadores, os parceiros estão muito mais preocupados consigo mesmos.

Grande parte da responsabilidade pelo sucesso -ou pelo fracasso- da operação é transferida para o outro. Hoje, gozar e levar a outra pessoa ao gozo são imperativos, afirmam os sexólogos.

Os indivíduos precisam dessa certeza para provar para si mesmos e para os outros que seus relacionamentos afetivos vão bem. "Há muita hipocrisia em torno disso", afirma o sexólogo Gerson Pereira Lopes.

"Quanto mais egoístas são os parceiros, mais eles fingem que chegaram ao orgasmo."

Sucessivos fracassos na busca do orgasmo simultâneo causam angústias às vezes injustificáveis. Psicólogos e psiquiatras são procurados por casais que se acham incomuns porque não conseguem atingir esse objetivo. "Não se deve dar importância exagerada ao orgasmo simultâneo.

A intensidade do prazer depende do tempo de privação sexual e da qualidade do estímulo erótico", explica o sexólogo Ricardo Cavalcanti.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página