Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2002 - 18h14

Mantenha o bronzeado mesmo depois do fim do verão

Publicidade

CRISTIANE MARSOLA
da Folha Online

A melhor maneira de manter o bronzeado por mais tempo depois do fim do verão é tomar sol moderadamente. O ideal é usar protetor solar durante a exposição ao sol e manter a pele sempre bem hidratada.

"A pessoa deve usar um filtro com, no mínimo, FPS [fator de proteção solar] 15", explica a dermatologista Ediléia Bagatin, professora do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Evitar o sol das 10h às 16h também é indicado. "O que deixa a pele bronzeada são os raios UV-A. Os raios UV-B, presentes no sol desse horário das 10h às 16h, deixa a pele vermelha", explica o cirurgião plástico Maurício de Maio, responsável pelo setor de medicina estética do Hospital das Clínicas.

Uma opção para quem não quer acordar cedo para ir à praia é ficar embaixo do guarda-sol, assim a pessoa evita a exposição direta aos raios UV-B, que causam a vermelhidão.

De volta para casa, tomando certos cuidados, dá para manter a pele bronzeada por até 28 dias, dependendo do tipo de pele. "A pessoa mais clara vai desbotar mais rápido", diz Ediléia.

Maio dá três dicas para deixar a pele morena por mais tempo depois da exposição ao sol. Segundo o médico, a pessoa deve evitar a utilização de cremes esfoliantes. "Assim a pessoa mantém o bronzeado na camada morta da pele", explica.

A outra dica é manter a pele muito bem hidratada, de preferência com cremes com fatores de hidratação natural (chamados NMF, sigla para fatores de hidratação natural em inglês). Também é bom evitar cremes à base de ácidos. "Quanto mais seca a pele, mais ela escama por isso é ideal manter uma hidratação intensa", fala Maio.

Ediléia concorda que a hidratação é a melhor forma de manter a pele bronzeada por mais tempo. "Os mais indicados são os produtos à base de lactato de amônia e à base de uréia, que conseguem reter a água e impedem a desidratação da pele", explica.

A terceira dica do cirurgião plástico Maurício de Maio é usar autobronzeadores. Esse tipo de produto é à base de dihidroxiacetona (DHA), um ingrediente que se fixa na superfície da pele, oxida e colore artificialmente.

"O produto fica retido na pele por cerca de uma semana. É uma boa opção para quem quer evitar o envelhecimento causado pelo sol", diz.

"Se a pessoa tolerar bem o produto, não tiver alergia, é preferível do que ficar se expondo muito ao sol", diz Ediléia.

Leia mais:
  • Site especial sobre verão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página