Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2002 - 16h19

Restaurantes no litoral fazem viagem valer a pena

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Mesmo com o fim da temporada, uma passada no litoral pode valer nem que seja só para comer. A cerca de duas horas de São Paulo, há excelentes restaurantes, como os da costa sul de São Sebastião.

O campeão de elogios é o Manacá (rua do Manacá, 102, praia Camburizinho, tel. 0/xx/12/465-1566), há 14 anos em Camburi. Edson Vieira Engel, 47, o dono, é um mineiro que experimentou em São Paulo cardápios de grifes estrangeiras antes de levar técnicas e temperos das cozinhas internacionais aos pratos do mar.

Aceite a sugestão do dia, mas não deixe de experimentar as lulas grelhadas servidas com pães adocicados de entrada. Aproveite para respirar fundo e descansar o olhar. O restaurante é ambientado em meio à mata.

Pouca gente já descobriu o Gulero (viela Mãe Bernarda, 271, Juqueí, tel. 0/xx/12/463-1397), inaugurado há um ano e meio em Juqueí. Os quatro ambientes distribuídos ora entre a vegetação nativa ora entre a arquitetura colonial fazem do restaurante um lugar aprazível.

O chef Ricardo Ken Okamoto, 29, fez estágios no Carlota, no Laurent, e no Grande Hotel Campos. Seu magret de canard com risoto de tucupi e folha de jambu e o medalhão de atum branco com risoto de shimeji e shiso provam que Ken está no caminho certo.

Antes de sair de Juqueí, vale a pena conferir o que o chef santista Eudes Assis, 24, prepara no Freijó (rua Benedito Isidoro de Moraes, 30, Juqueí, tel. 0/xx/12/3863-2712). Prove o polvo ao Jerez com minivegetais e arroz de jasmim com lentilha.

Quem gosta de cozinha italiana não deve perder as combinações de massas e frutos do mar criadas pelo chef Domingos Carelli para o Cauim (avenida Walkir Vergani, 2.322, tel. 0/xx/12/465-1208), em Boiçucanga. O ravióli de shimeji com frutos do mar e molho de ervas é suave até mesmo em noites quentes.

Outra novidade recomendável é o Dogin (rodovia Rio-Santos, Km 190,2, tel. 0/xx/12/467-6294), o anexo do restaurante Companhia das Índias, em Boracéia. A proposta ali é mesclar ingredientes tropicais com receitas orientais. O polvo grelhado com ervas finas e cuscuz marroquino de legumes é uma boa pedida.

Leia mais:
  • No site especial sobre o verão

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página