Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2002 - 09h44

Vítima da endometriose sente mais dor

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A endometriose, doença que afeta 15% das mulheres em idade reprodutiva, é hoje a principal causa de dor crônica entre o público feminino, segundo especialistas no assunto.

Não se sabe ao certo a origem do distúrbio, mas os médicos o associam ao estresse, à poluição e ao adiamento da gravidez para depois dos 30 anos, fatos frequentes na vida da mulher moderna.

As vítimas de endometriose relatam uma sucessão de dores: dor pélvica durante a menstruação, ou não, dor na relação sexual, para urinar, para evacuar, dores nas costas, entre outras. A infertilidade atinge 50% dessas mulheres.

Pesquisa realizada em três hospitais universitários brasileiros (Hospital das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto e o hospital da Unicamp), com 450 mulheres portadoras da doença, mostra que 86,2% das entrevistadas reclamam de fortes cólicas menstruais e que 53,3% sentem dores severas e incapacitantes.

O trabalho foi apresentado em congresso mundial de endometriose, ocorrido há 15 dias em San Diego (EUA). Outro estudo, feito pela Unicamp com 200 mulheres, mostra que o tempo médio entre os primeiros sintomas e o diagnóstico da doença é de oito anos.

"Há muita desinformação sobre a doença, inclusive na classe médica", diz o médico Carlos Alberto Petta, 41, responsável pelo setor de endometriose da Unicamp.

A associação desses dois fatores, dor constante e demora no diagnóstico, traz sérios prejuízos ao dia-a-dia da mulher, especialmente na vida conjugal. "Como ela sente muita dor durante a relação sexual, começa a evitar esses momentos", afirma Eleuze Mendonça, 43, presidente da Associação Brasileira de Endometriose.

Há três anos, os três hospitais universitários já mencionados decidiram criar um grupo multidisciplinar para estudar a endometriose e tentar melhorar a qualidade de vida das suas vítimas.

O grupo padronizou a conduta médica e conta com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. "Queremos evitar o excesso de cirurgias", diz Petta. O tipo de tratamento para a doença é motivo de controvérsias.

Segundo o médico Maurício Abrão, chefe do setor de endometriose do HC-São Paulo, há uma linha de pesquisa que estabelece um importante link dessa doença com os distúrbios da tireóide, a cistite intersticial e outras doenças ligadas ao sistema imunológico da mulher. "Temos de tratar a mulher como um todo, e não apenas o órgão", afirma Abrão.

Leia mais:

  • Tratamento de endometriose suscita controvérsia



  • Leia também:

  • sobre infertilidade

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página