Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Duas Caras

Dê sua opinião sobre o capítulo da novela.


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Ana Lucia Gonçalves (1) 06/01/2008 09h21
Ana Lucia Gonçalves (1) 06/01/2008 09h21
SAO PAULO / SP
Triste povo triste...

Dia desses li que a audiência da novela "Duas Caras" tem ficado aquém das expectativas.

Ok, ok...eu não sou uma 'noveleira de plantão'...prefiro filmes e seriados, ou documentários. Mas essa novela, especificamente me chamou a atenção justamente (expressão, aliás, muito usada pelo Juvenal Antena, brilhantemente interpretado por Antônio Fagundes) por ir à contramão do convencional. Não é a Elite que vai à favela em busca de 'algumas pessoas de bem' e sim a favela que tenta resgatar algo que anda preste no meio do lixo da Elite.

Pela primeira vez, os mocinhos e bandidos estão nos lugares mais apropriados para os tempos modernos. Em posições invertidas. Há um resgate de valores dos princípios e bons costumes que não se via a muito na TV. Ser pobre, negro e favelado tem absolutamente NADA a ver com ser bandido. E ser rico, 'bem nascido' e branco também não garante integridade moral a ninguém.

O que vemos lá é a favela (pela primeira vez na história!) como cenário principal e a tão aclamada 'High Society' como coadjuvante e mostrando que nem tudo que reluz é ouro.

Poderia discorrer pelas personagens por horas e destacar o quão positiva é essa nova visão de mundo para todas as camadas sociais do nosso País, desde o resgate da auto-estima da população menos favorecida, que sua pelo pão de cada dia com alegria e honradez até a dita 'nata' da sociedade, que se corrompe por qualquer trocado. Mas não é esse o ponto onde quero chegar. ( E antes que venham disposições em contrario, não estou em absoluto generalizando NADA!!! Há maçãs podres e doces em todos os lugares!!!)

O que quero dizer é que, ao contrário do esperado, a aceitação desse enfoque não tem sido tão positiva!!! Como se as pessoas gostassem mais de ver as desgraças e enaltecer as mazelas dos mais pobres, esconder as corrupções e delitos da Alta Sociedade e aplaudir ou acatar quando alguém 'se dá bem' pisando nos outros.

Lamentável.

Eu diria que essa manipulação das massas que nos 'vende' celebridades (?) instantâneas de BBBs, escândalos de revistas de fofoca e idéias de comportamento equivocadas pode ser revertida no momento em que aprendermos a cuidar mais das nossas próprias vidas, e não viver o sonho alheio.

Quando a nossa atenção se volta para as notícias, situações e sentimentos negativos, o nosso organismo entende que é isso que nos 'agrada', e emite vibrações de atração por mais e mais disso. A convivência contínua dessas experiências nos dá a falsa sensação de que isso é o normal, mas não é!

Estamos sintonizados na freqüência errada!!! Quando nos ativermos mais às situações positivas do cotidiano, as vibrações emitidas pelo nosso cérebro funcionarão como um ímã, e elas virão numa avalanche.
O ano está só no começo, e a escolha do que queremos pra ele é nossa. Faça um teste. (não custa nada!) Só por hoje, busque nos jornais, na TV, nas conversas com os amigos e no ambiente de trabalho 'filtrar' pra si só o que houver de positivo. Anote num pedaço de papel!!! Você vai ver que tem muita coisa boa acontecendo por aí!!! No mundo, na sociedade, na sua vida!!!

Com o que sobrar? Bem...a gente pode fazer como nas Usinas de Compostagem. Transformar o 'esterco da vida' em adubo e combustível pra continuar plantando e caminhando.

Que tal tentar???
81 opiniões
avalie fechar
G. de Paula (2) 05/01/2008 21h25
G. de Paula (2) 05/01/2008 21h25
SAO PAULO / SP
Depois que o Fagundes fez o papel de Deus, o de líder comunitário foi fácil! Óbvio que ele ia ressuscitar... Grande Atuação de um dos nossos maiores atores vivos! 38 opiniões
avalie fechar
Haroldo Queiroz (1) 05/01/2008 16h47
Haroldo Queiroz (1) 05/01/2008 16h47
O médico que diagnosticou a morte do Juvenal deve ser o mesmo que fez a plástica do Adalberto - Ferraço. 62 opiniões
avalie fechar
Clarice Oliveira Pena (1) 04/01/2008 08h57
Clarice Oliveira Pena (1) 04/01/2008 08h57
Eu acho a novela das oito bastante pesada,mais infeslismente é a pura realidade do mundo em que vivemos.Eu acho que o amor, a compreenção, a igualdade, a sabedoria, a paz, existiram à nossa volta quando houver disposição interior a cada um de nós para fazer o bem. 39 opiniões
avalie fechar
jorge cordeiro (1) 27/12/2007 08h34
jorge cordeiro (1) 27/12/2007 08h34
SALVADOR / BA
Até q enfim a novela começa a tomar um rumo,pois, já vem se arrastando, em outros acontecimentos não relevantes!
talvez paraíso Tropical tenha nos deixado,mal acostumados, quanto ao desempnho dos atores Parabéns..a todos!!! (quem sou eu..rsrrs)
41 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (25)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página