Publicidade
Publicidade
07/02/2001
-
03h50
SILVANA ARANTES, da Folha de S.Paulo
"Palíndromo", de Philippe Barcinski, inaugura hoje a participação brasileira no Festival de Berlim. O curta, de 11 minutos, será o primeiro a ser exibido na seção Panorama, que selecionou três trabalhos brasileiros entre 1.600 inscritos de 32 países.
"Meus curtas sempre participaram do circuito dos festivais, mas eu nunca havia estado em uma mostra desse porte. Berlim é uma vitrine excepcional", diz Barcinski, 28, que já realizou "A Escada", "A Grade" e "O Postal Branco".
"Palíndromo" tem como ponto de partida os jogos de palavras e frases que mantêm sentido se lidas nos dois sentidos, como "tucano na CUT", por exemplo. Rodado originalmente em preto-e-branco, em 16 mm -e finalizado em 35 mm-, o curta brinca com seu objeto, estabelecendo uma narrativa de trás para a frente.
A idéia obrigou o diretor e roteirista a "um grande exercício narrativo" para contar um dia em que tudo começa bem e termina desastrosamente na vida de um homem. A inversão temporal resulta em uma "tragédia com happy end". "Gosto de ficar no fio da navalha que é fazer um filme experimental sem perder a capacidade de comunicação com o público", afirma.
No dia 12, Toni Venturi, 45, apresenta ao público de Berlim seu longa "Latitude Zero", que sucede o documentário "O Velho -°A História de Luiz Carlos Prestes". Centrado na história de um casal no interior do Brasil, "Latitude" é um filme de base teatral -o texto de Fernando Bonassi foi escrito originalmente para o palco- sobre as tragédias pessoais de uma proprietária de bar num garimpo e um ex-PM.
"Memórias Póstumas", de André Klotzel ("A Marvada Carne"), estréia em Berlim no dia 14. Baseado no clássico machadiano "Memórias Póstumas de Brás Cubas", tem estréia prevista no Brasil para o mês de abril.
Curta inicia participação do Brasil
Publicidade
"Palíndromo", de Philippe Barcinski, inaugura hoje a participação brasileira no Festival de Berlim. O curta, de 11 minutos, será o primeiro a ser exibido na seção Panorama, que selecionou três trabalhos brasileiros entre 1.600 inscritos de 32 países.
"Meus curtas sempre participaram do circuito dos festivais, mas eu nunca havia estado em uma mostra desse porte. Berlim é uma vitrine excepcional", diz Barcinski, 28, que já realizou "A Escada", "A Grade" e "O Postal Branco".
"Palíndromo" tem como ponto de partida os jogos de palavras e frases que mantêm sentido se lidas nos dois sentidos, como "tucano na CUT", por exemplo. Rodado originalmente em preto-e-branco, em 16 mm -e finalizado em 35 mm-, o curta brinca com seu objeto, estabelecendo uma narrativa de trás para a frente.
A idéia obrigou o diretor e roteirista a "um grande exercício narrativo" para contar um dia em que tudo começa bem e termina desastrosamente na vida de um homem. A inversão temporal resulta em uma "tragédia com happy end". "Gosto de ficar no fio da navalha que é fazer um filme experimental sem perder a capacidade de comunicação com o público", afirma.
No dia 12, Toni Venturi, 45, apresenta ao público de Berlim seu longa "Latitude Zero", que sucede o documentário "O Velho -°A História de Luiz Carlos Prestes". Centrado na história de um casal no interior do Brasil, "Latitude" é um filme de base teatral -o texto de Fernando Bonassi foi escrito originalmente para o palco- sobre as tragédias pessoais de uma proprietária de bar num garimpo e um ex-PM.
"Memórias Póstumas", de André Klotzel ("A Marvada Carne"), estréia em Berlim no dia 14. Baseado no clássico machadiano "Memórias Póstumas de Brás Cubas", tem estréia prevista no Brasil para o mês de abril.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice