Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2000 - 02h35

Jovens carentes encenam Romeu e Julieta em SP

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Com seu rastro de ódio, violência e sublimação do amor, a peça "Romeu e Julieta" será encenada hoje em São Paulo, no Sesc Consolação, por adolescentes que já moraram nas ruas e agora estão sob os cuidados da própria família ou em abrigos.

O espetáculo resulta da oficina de teatro organizada pela Fundação Projeto Travessia em sua sede, no bairro da Bela Vista. O elenco é formado por seis meninos e seis meninas, com idades entre 12 e 18 anos. Outros seis garotos integram a equipe de produção.

Quando foram informados da montagem, apenas dois adolescentes tinham alguma noção da história de William Shakespeare (1564-1616).

Roberta exibiu versões cinematográficas da peça para aproximá-los do universo do bardo inglês _como as feitas por Franco Zeffirelli, em 1968, e Baz Luhrmann, em 1996, estrelada por Leonardo DiCaprio.

Os menores protagonistas são Welber Rodrigues, 13 (Romeu), e Joly Tabata de Souza, 16 (Julieta). Eles são negros, como o restante do grupo, inclusive Roberta. "Como viram o DiCaprio loirinho no papel de Romeu, agora eles têm a noção da universalidade da obra, que pode e deve ser interpretada por qualquer pessoa, independentemente de classe ou raça."

Apesar de amadora, a produção procura refletir a época renascentista. O vestido de Julieta, por exemplo, foi criado pelo cenógrafo e figurinista J.C. Serroni, que também cedeu o vestido para a mãe da personagem. Na trilha sonora, músicas medievais, renascentistas, cantos gregorianos, Tchaikovski, Beethoven, Erik Satie e Pink Floyd.

Peça: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Direção: Roberta de Oliveira
Com: Paula Rodrigues, Tiago de Lima, Mário de Jesus, Fabiana do Nascimento, Edson de Lima, Marcelo de Souza, Dalton de Souza, Daniela Casteline, Renata dos Santos, Sara dos Santos e outros
Quando: somente hoje, às 16h
Onde: Sesc Consolação - sala Ômega (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 0/xx/11/234-3000)
Quanto: entrada franca

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página