Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2000 - 02h36

Brasil celebra centenário da morte do autor português Eça de Queirós

Publicidade

MAFALDA AVELAR
da Folha de S. Paulo

A comissão organizadora das comemorações do centenário da morte de Eça de Queirós _que se iniciaram no Rio de Janeiro e terminaram ontem em São Paulo_ está no Brasil até o dia 13 de junho. O próximo destino do evento é Porto Alegre. Em setembro, as comemorações continuam em Brasília, Belo Horizonte e Recife.

No fim do ano, chegará a São Paulo a exposição de manuscritos e originais do escritor. "Eça é muito lido no Brasil", disse a professora Elza Miné, da USP, na abertura do colóquio "Eça de Queirós entre Milênios: Pontos de Olhar", em São Paulo, promovido pelo Consulado Geral de Portugal em parceria com o Instituto Camões em São Paulo.

Um retorno a Eça é o que propõe a comissão, que pretende trazer ao público brasileiro cem anos de memória(s) do escritor.

As comemorações contam, entre outros eventos, com seminários e uma exposição que destaca os principais marcos biográficos e literários do autor. Para a professora Isabel Pires de Lima, comissária científica do grupo, a exposição representa uma visão sintética por meio de imagens.

Segundo João Pignatelli, do Instituto Camões de São Paulo, a entidade está disposta a receber propostas por parte das faculdades para promover palestras, mostras e outros eventos como esse, para que a literatura portuguesa chegue da melhor forma ao público brasileiro.

A exposição sobre Eça de Queirós estará em cartaz durante os próximos meses no Instituto Camões de São Paulo (tel. 0/xx/11/ 270-5761), podendo ser requisitada pelas entidades que mostrarem interesse na obra. Os seminários contam com o apoio do Instituto Camões.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página