Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2001 - 14h19

Quadro respiratório de Herbert Vianna é bom, revela exame

Publicidade

da Folha Online

Terminou agora há pouco a broncoscopia realizada hoje à tarde no músico Herbert Vianna. Segundo o médico pneumologista João Pantoja, foram encontrados coágulos no pulmão esquerdo que já foram retirados. Ele disse que não foi encontrada nenhuma lesão no pulmão direito do músico.

O exame, feito com a introdução de um fio de fibra ótica nos brônquios para monitorar a função respiratória do paciente, foi realizado porque, durante o acidente, o pulmão de Vianna foi atingido por muitas substâncias estranhas ao órgão como água do mar e conteúdo gástrico.

Segundo o diretor-médico do hospital Copa D'Or, João Pantoja, esse tipo de coágulo é normal em pacientes que apresentam o memso tipo de traumatismo sofrido pelo cantor.

Pantoja afirmou que o quadro respiratório do músico é bom e explicou que Vianna só está sendo submetido à respiração mecânica por causa do coma profundo.

Amanhã será realizada uma nova tomografia no cantor para avaliar o quadro neurológico e respiratório dele.

Ontem o músico foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tecido do cérebro que já estava sem função. O tecido, segundo os médicos, pressionava o tronco cerebral, o que poderia levar o paciente à morte a qualquer momento, isso porque essa parte do cérebro é responsável pelo controle das funções cardíacas e respiratórias e concentra todas as ordens que serão enviadas ao membros periféricos.

Herbert Vianna teve traumatismo craniencefálico, lesões na base dos dois pulmões e esmagamento da 12ª vértebra da coluna na queda de seu ultraleve, ocorrida domingo (4), em Mangaratiba, a 60 Km do Rio. Lucy Vianna, mulher do cantor, morreu no acidente e foi enterrada ontem à tarde no cemitério Jardim da Saudade, no Rio.

Leia mais 
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página