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10/06/2000 - 02h50

Secretaria da Cultura de SP tem R$ 105 mi por ano

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da Folha de S. Paulo

Antes de criar a SP Filmes, o secretário municipal da Cultura, Nilton Travesso, terá de travar um embate mensal por mais verbas para projetos culturais, reivindicam profissionais do setor. A Secretaria Municipal da Cultura tem um orçamento anual de R$ 105 milhões, dos quais metade vai para o pagamento de salários. Mas poderia conseguir mais R$ 130 milhões por ano para o setor se a Lei Mendonça, de incentivo à cultura, fosse seguida à risca.

A lei determina que pelo menos 2% da arrecadação do município (que deve somar R$ 6,5 bilhões em 2000) deva ser aplicada em projetos culturais patrocinados por empresas (que podem abater parte dos investimentos em impostos municipais).

Calcula-se que as empresas que patrocinam projetos poderiam movimentar cerca de R$ 50 milhões por ano em recursos da Lei Mendonça. No entanto, a prefeitura não permite que mais de R$ 30 milhões por ano sejam usados pelo mecanismo _neste mês, o limite é de R$ 1,2 milhão.

Pior ainda: foi comum nos últimos anos a Secretaria das Finanças bloquear as verbas destinadas à Lei Mendonça em determinados meses. Foi por isso que artistas se reuniram com Pitta e Regis de Oliveira em encontros que discutiram a criação da SP Filmes.

Perfil

É a primeira vez que Nilton Travesso, amigo de Regis de Oliveira, ocupa um cargo público. Nos anos 50, ele frequentava o Teatro Municipal como "barítono coadjuvante", mas acabou indo para a televisão e para o teatro, principalmente como diretor.

Na Record, criou programas de auditório, no formato do de Hebe Camargo, e shows musicais. Em 1974, foi para a TV Globo trabalhar no "Fantástico". Em 1980, formou o núcleo paulista da Globo, onde nasceram programas como "TV Mulher" e "Balão Mágico". No "TV Mulher", lançou e dirigiu a sexóloga Marta Suplicy, candidata à prefeitura pelo PT. Depois, fundou núcleos de teledramaturgia na Manchete ("Pantanal"), no SBT ("Éramos Seis") e na Bandeirantes ("Serras Azuis"). Na Band, de onde saiu em abril, não teve o mesmo sucesso que nas outras redes.

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