Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2001 - 04h22

Vocalista é marco da história do punk britânico

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O guitarrista e vocalista Joe Strummer foi o líder do Clash, um dos mais famosos grupos de rock surgidos no Reino Unido.

A banda foi formada em junho de 76, por iniciativa do empresário Bernie Rhodes, que reuniu Strummer, recém-saído do 101ers e já um nome conhecido na cena roqueira de Londres, Mick Jones -que já havia passado por diversas bandas, sem sucesso- e Paul Simonon -um hooligan, o único punk original da banda. Depois de ter vários bateristas, o músico Nicky "Topper" Headon se estabeleceria como o quarto integrante da formação clássica do grupo.

O primeiro álbum, "The Clash", de 1977, é um marco do punk rock. Produção precária e letras combativas e irônicas simbolizavam a estética punk. Em 79, a banda gravaria "London Calling", que expandiu os horizontes musicais do grupo. Do rockabilly ao reggae, o quarteto experimentou diversos estilos e conseguiu maior penetração nos EUA. Em 82, Jones e Headon deixaram o grupo. Strummer e Simonon ainda gravariam "Cut the Crap", de 85, sob o nome Clash, mas foi um fracasso de vendas e de crítica.

Desde então, a carreira de Strummer tem sido inconstante. Seu último disco, "Rock Art and the X-Ray Style", com a banda The Mescaleros, foi lançado em 99. Ele também participou de "Chef Aid", trilha sonora da série de animação "South Park".
(MV)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página