Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2001 - 14h01

Baile funk estréia com tumulto em casa noturna de São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O primeiro baile funk que aconteceu em São Paulo estreou com tumulto na noite de quinta-feira na zona leste de São Paulo. Um público maior que o esperado provocou gritaria na entrada da boate Fabbrica 5 e empurra-empurra, acionando a polícia.

A estréia da Furacão 2000 em São Paulo aconteceu na casa noturna Fabbrica 5. A responsabilidade pelo tumulto não foi do público, como ocorre em alguns bailes funks do Rio de Janeiro, mas da organização do evento.

À 0h, cerca de 2.000 pessoas faziam fila para entrar na casa que, segundo um dos seguranças, já mantinha 6.000 pessoas naquele momento. Por volta de 1h, a chuva contribuiu para aumentar o tumulto. As pessoas começaram a forçar a entrada por um dos portões com gritos de "vamos invadir". Mesmo com convite, parte do público ficou de fora, assim como parte da imprensa credenciada para o evento. Algumas pessoas ficaram na fila por mais de três horas sem conseguir entrar.

Policiais militares da 3ª Companhia do 11º Batalhão e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTrans) tiveram de ser acionados para conter a multidão. Apesar do tumulto, ninguém ficou ferido, segundo o plantão policial do 8º Distrito Policial, do Belém.

A segurança das 6.000 pessoas que estavam na Fabbrica 5 ontem estava sendo feita por 65 profissionais contratados pela casa noturna.

Dentro da casa, cerca de 30 pessoas passaram mal por causa da superlotação e da fumaça, que fazia parte dos efeitos cênicos do baile.

Segundo a assessora de imprensa da Fabbrica 5, Esther Rocha, a gerência da casa tomou a decisão de limitar o número de pessoas na casa em 4.000. "O funk exige muito espaço e por isso limitamos a entrada", disse. A assessora também atribuiu o tumulto à "diferença" do público. "Foi um outro público que compareceu", disse.

Não está prevista a realização de outro baile funk na casa, mas o Bonde do Tigrão, que também se apresentou ontem junto da equipe Furacão 2000, deverá fazer matinês aos domingos no local.

O assessor da equipe Furacão 2000 negou que tenha acontecido o tumulto e disse que o baile transcorreu normalmente.

Castelo das Pedras

Concorrente da Furacão 2000, a equipe Castelo das Pedras fará sua estréia em São Paulo amanhã, na casa noturna América, no Itaim. Para evitar que o tumulto de ontem se repita, o empresário da equipe, Alexandre Frota, informou que já entrou em contato com o DSV (Departamento de Operações do Sistema Viário), com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), além das delegacias de polícia que atendem a região.

Segundo Frota, a segurança será feita por 80 homens e os 3.000 ingressos colocados à venda já estão esgotados. O empresário acredita que o tumulto que aconteceu ontem não deva se repetir. "Estamos tomando todos os cuidados para evitar a violência. No Rio isso acabou e aqui não vai existir porque quem entende de funk sou eu", disse Frota.

A Fabbrica 5 é administrada pelos apresentadores de televisão Augusto Liberato, o Gugu, e Miguel Falabella. Uma das sócias do América é a dançarina do "É o Tchan", Scheila Mello.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página