Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2001 - 17h29

Balé da Cidade e Cia. 2 se apresentam hoje em São Paulo

Publicidade

DEMETRIUS CAESAR
free-lance para a Folha de S.Paulo

Pela primeira vez, o Balé da Cidade de São Paulo e a Cia. 2 - formada por atores veteranos do mesmo grupo- apresentam-se numa mesma noite na cidade, em locais diferentes.

O Balé da Cidade mostra quatro coreografias: "In Pulso", de Henrique Rodovalho, "Shogun", de Ivonice Satie, "Trindade", de Luiz Arriêta, e "Axioma 7", de Ohad Naharin. É um programa que o grupo vem mostrando desde o final do ano passado em apresentações no Teatro Municipal. Agora está em cartaz, com entrada franca, no Panorama Sesi de Dança, na Fiesp.

A Cia. 2 traz, no Centro Cultural São Paulo, a sua primeira criação, "Codornas com Pétalas de Rosa", que estreou no fim de 2000 no teatro Mars. Com alguns ajustes desde a primeira montagem, é uma criação coletiva baseada no livro "Como Água para Chocolate", de Laura Esquivel (que virou filme homônimo dirigido por Alfonso Arau em 1992).

Turnê

O Balé da Cidade acaba de chegar de uma turnê por três cidades na Turquia. Mostrou "Sinfonia de Réquiem", do português Vasco Wellemckamp, "Z", da senegalesa Germaine Acogny, "Paixão", de Débora Colker, e "Shogun", da diretora do balé, Ivonice Satie, a única coreografia que se repete no programa de hoje à noite.

Satie venceu três prêmios internacionais por esta coreografia: em Nion, na Suíça (83); em Varna, na Bulgária (96); e nos EUA, na Jackson Competition (98). Será mostrado hoje apenas o segundo movimento da obra dedicada ao avô japonês da coreógrafa. A música é "Promessas do Sol", de Milton Nascimento e Marco Antônio Guimarães, executada pelo grupo mineiro Uakti.

Já a bem-humorada "Axioma 7" foi montada pela primeira vez em 96 e, expirados os direitos autorais dois anos depois, a companhia os readquiriu e mostra novamente a coreografia de Ohad Naharin, que vem este ano ao Brasil com o grupo que dirige atualmente, a Batsheva, de Israel. Ivonice conheceu o coreógrafo quando dançava no Balé de Genebra, então dirigido por Naharin.

A peça que abre o programa, "In Pulso", estreou no ano passado e é apresentada agora em versão "enxuta", a pedido de Henrique Rodovalho, seu criador. Toda uma parte com música de Stravinski, que era executada ao vivo pela Orquestra Experimental de Repertório, foi suprimida, bem como inúmeras "gracinhas", pequenos cacos que tentavam inserir humor no espetáculo.

""In Pulso" é uma obra fria e muito abstrata, em que a técnica beira o aeróbico", define Ivonice.

Por fim, é apresentada "Trindade", de Luiz Arriêta, coreógrafo que já foi bailarino da companhia, dirigiu o Balé da Cidade por duas vezes e é o que mais tem coreografias no repertório do grupo. Com a pungente música de Samuel Barber, um bailarino e duas bailarinas dançam passos neoclássicos sem cenário, só luz.

Diretoria

A diretora do Balé da Cidade, Ivonice Satie, no cargo há seis anos, ainda não chegou a ser apresentada para a nova diretora do Teatro Municipal, Lúcia Camargo, na qual o balé é veiculado. Ivonice planeja uma nova coreografia, este ano, com Denise Namura, mas os planos para a companhia ainda dependem das resoluções ainda não tomadas pela

Ivonice está à frente do Balé há seis anos. Assumiu em 93 e foi substituída em 97 por José Possi Neto no início da gestão Celso Pitta, tendo sido reconduzida ao cargo em 99. Ela também é diretora da Companhia de Danças de Diadema.

Espetáculo: "In Pulso", "Shogun", "Trindade" e "Axioma 7", com o Balé da Cidade de São Paulo
Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, tel. 284-3639)
Quando: hoje, às 20h
Quanto: entrada franca

Espetáculo: "Codornas com Pétalas de Rosa", com a Cia. 2
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3277-3611)
Quando: hoje, às 20h30
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página