Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2001 - 15h07

Compositor alemão "moderniza" ópera chinesa

Publicidade

da Deutsche Welle

Uma ópera com as características do teatro tradicional chinês, baseada no conto "O Rouxinol", do dinamarquês Hans-Christian Andersen, e composta pelo alemão Karsten Gundermann foi apresentada ontem à noite, em Bremen, cidade do norte da Alemanha. O espetáculo comemorou o centenário da Associação do Leste Asiático

Para a apresentação - que marcou a estréia européia da ópera - vieram especialmente de Pequim 29 membros do elenco da Academia Chinesa de Drama Tradicional. O espetáculo mistura árias, acrobacia, pantomima e balé, máscaras e instrumentos tradicionais chineses.

Gundermann, 34, que trabalhou durante onze anos para criar a obra, modernizou a bicentenária arte da ópera popular chinesa. "O Rouxinol" estreou em Pequim em 1993 e, desde então, faz parte do repertório de dois conhecidos teatros da capital chinesa.

Para a apresentação em Bremen compareceram, além do ministro da Cultura da China, 50 representantes de casas de espetáculo e de agências de artistas de outras cidades da Alemanha, da Dinamarca e da Grã-Bretanha para estudar a possibilidade de levar o espetáculo em turnê pela Europa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página