Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2001 - 15h54

Peso de modelos poderá ser determinado por lei na Noruega

Publicidade

da Reuters, em Oslo

A ministra da Criança e da Família da Noruega, Karita Bekkemellem Orheim, disse hoje que as modelos deveriam ter um peso mínimo estabelecido para não encorajar meninas a morrerem de fome em busca dos padrões de beleza perpetuados pelo mundo da moda.

"Esse é um sério problema e podemos fazer alguma coisa a respeito", disse a ministra ao jornal "Aftenposten".

A Noruega não deverá se negar a aprovar uma lei que determine um peso mínimo para as modelos se a indústria não fizer nada para mudar isso, segundo Orheim. A ministra disse ainda que as meninas estão constantemente sob pressão e de dieta porque as revistas mostram modelos muito magras como padrão de beleza ideal.

"Acho que a nossa proposta fará com que a propaganda e o mundo da moda criem regras estéticas das quais o peso mínimo será apenas um elemento", afirmou a ministra.

Algumas agências de modelos da Noruega ridicularizaram a idéia. "Isso seria injusto com as meninas que nascem magras. Elas não deveriam ter o direito de trabalhar?", indagou Eivor Oevrebo, diretora da Team Model Agency. Oevrebo afirmou ainda que era difícil concordar com limites porque as meninas variam de peso conforme a idade, altura e estrutura corporal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página