Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2000 - 03h05

Antônio Fagundes, engajado, estréia texto no palco com "Por Telefone"

Publicidade

VALMIR SANTOS
da Folha de S. Paulo

Não faz muito tempo, Antônio Fagundes exercia a militância política com entusiasmo. Estrelava campanhas do Partido dos Trabalhadores (PT). Essa inclinação mais à esquerda, quando o mundo político era dividido em dois gumes, inspirou "Por Telefone", texto que o ator verteu para o papel em 1980 e que ganha nova montagem a partir de hoje em São Paulo.

Fagundes não estará em cena, ele que segue em cartaz na cidade com o drama "Últimas Luas", do italiano Furio Bordon. "Por Telefone" é um raro texto que o ator escreveu para teatro. Chegou a ser editado no início da década, pela Global. Coincidiu com sua atuação na série televisiva "Carga Pesada", na Globo, ao lado de Stênio Garcia. Fagundes também chegou a colaborar com os roteiros do programa dirigido por Hugo Carvana.

A montagem de "Por Telefone" é da Cia. Expresso Arte, ligada à Cooperativa Paulista de Teatro e dirigida por Genes Holder. Radicado em SP há 12 anos, o pernambucano interpretou o texto de Fagundes em 1987, sob direção de Luiz Damasceno (ex-Cia. Ópera Seca, de Gerald Thomas).

Holder decidiu remontar a peça por causa da coerência com o trabalho do ano passado, "Fulano de Tal, Fiscal Federal", de Chico de Assis, que também coloca a cidadania em primeiro plano.

O texto de Fagundes relata o drama do casal Cláudio (Ludh Raposo) e Marina (Márcia Santiago). O marido recebe telefonema do seu chefe às 4h15, informando-o de sua demissão.

Cláudio questionava os procedimentos da fábrica, como o despejo de ácido num rio e a insegurança imposta aos trabalhadores no local de trabalho.

Aquela ligação, em plena madrugada, detona um pesadelo que leva o casal a uma reflexão exaustiva sobre a realidade social e, a reboque, sobre a própria relação.

A platéia, formada por até 70 pessoas, vai acompanhar o espetáculo em cima do palco.

Peça: Por Telefone
Texto: Antônio Fagundes
Direção: Genes Holder
Com: Ludh Raposo e Márcia Santiago
Quando: estréia hoje, às 21h; qui., às 21h. Até agosto
Onde: teatro Nelson Rodrigues (r. 13 de Maio, 830, Bela Vista, SP, tel. 0/xx/11/ 288-3887)
Quanto: R$ 10

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página