Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2001 - 15h39

Festival de Filmes de Paris começa hoje

Publicidade

da France Presse, de Paris

A estrela italiana Claudia Cardinale e o diretor Ettore Scola abrem hoje à noite o Festival de Filmes de Paris que vai de 27 de março a 3 de abril.

Paris, um dos mais bonitos cenários do cinema, que foi locação de centenas de longas-metragens, faz festa para a Sétima Arte no Champs Elysées, onde Gaumont Marignan apresenta em suas seis salas sessenta filmes, competições, estréias e inéditos italianos.

O italiano Ettore Scola, que sucede Faye Dunaway, estará cercado de um júri charmoso: as atrizes Chiara Caselli, Valentina Cervi, Dolores Chaplin, Francesca Comencini e Alessandra Martines.

'Mercredi, folle journée!' de Pascal Thomas será apresentado na abertura em presença da equipe do filme e de todas as crianças que participaram das filmagens desta crônica leve e engraçada.

Ontem à noite, foi inaugurada próximo deste local, no Ateliê Renault, no Champs Elysées, uma exposição de quarenta pinturas inéditas de Federico Fellini, seguida de um jantar no Fouquet's, preparado pelo chefe do restaurante romano, Girarosto Toscano, onde o diretor de 'La Strada' e 'Huit et demi' vai habitualmente.

Louisa Maurin, delegada-geral do festival, tenta conciliar apresentações noturnas glamourosas, filmes populares, infantis, violentos e de sexo explícito. 'Durante o dia, o público é o das salas de cinema, um público jovem entre 15 e 20 anos. . noite, nas pré-estréias, há uma mistura sutil de convidados e de público. Ano passado, foram registradas 80 mil entradas', disse.

Nove longa-metragens do Canadá, Suécia, França, Marrocos, Estados Unidos, Bélgica e Coréia do Syk estão disputando o Grande Prêmio, o Prêmio Especial e o Prêmio de Interpretação.

Para os admiradores das estrelas, será fácil encontrar atores e diretores para dar autógrafos, entre eles Carole Bouquet e Richard Bohringer. Nove placas de estrelas, autografadas por Anouk Aimée, Luc Besson, Carole Bouquet, Ennio Morricone, Bud Spencer, entre outros, somam-se as que já estão em Champs Elysées.

Um debate vai reunir em Sorbonne uma delegação de profissionais coordenados por Daniel Toscan du Plantier, presidente do festival, para uma conferências franco-italiana sobre o mesmo tema.

A projeção de 'Yamakasi, o samurai dos tempos modernos', dirigido por Luc Besson, vai fechar o festival no dia 3 de abril no Palácio do Congresso, na presença de profissionais e de um milhão de jovens convidados pelo diretor do 'Quinto Elemento'.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página