Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2001 - 15h06

Musical de Chico Buarque deve estrear com improviso, diz João Falcão

Publicidade

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

O musical "Cambaio", o primeiro trabalho de Chico Buarque e Edu Lobo no teatro depois de um período de 16 anos, quando, em 85, fizeram "O Corsário do Rei", estréia daqui a dez dias, mas ainda faltam cenas e composições. A afirmação é de João Falcão, um dos diretores do espetáculo.

Divulgação

Ensaio do musical "Cambaio"
"Ainda estamos fazendo. Não temos uma coisa absolutamente pronta mesmo faltando dez dias para a estréia. Acreditamos que vamos conseguir. Em 20 anos de carreira nunca terminei um espetáculo antes do último dia de temporada", disse ontem o diretor, que participou de uma apresentação sobre o processo de criação do musical no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

O texto do musical, que revela um triângulo amoroso entre uma fã, um popstar e um cambista, sofre constantes alterações. A cada nova composição que os diretores recebem, uma nova cena tem de ser introduzida, alterada ou extraída.

"Às vezes escutamos a melodia, vemos a letra e achamos que merecia uma cena melhor. A música pode mudar a cena e é difícil dividir o que é texto do que é música", disse João Falcão. "Com música do Edu Lobo e letra do Chico não podemos ter um texto banal", afirmou a diretora Adriana Falcão, que também participou da apresentação.

Diversidade

Selecionados entre mais de 4.000 candidatos em todo Brasil, os 18 intérpretes que participam do espetáculo são "polivalentes". São atores que tocam algum instrumento, músicos que atuam no palco. O rodízio de personagens em Cambaio acaba trazendo uma riqueza de possibilidades, segundo os diretores e a assistente de produção Tânia Nardini.

"Queríamos músicos que tivessem preparação para fazer trabalho corporal. Atores que não quisessem apenas interpretar um texto. Cada um tem um tipo de vivência", disse Adriana Falcão.

O talento, a disposição e o fato de não serem conhecidos pelo grande público são algumas das vantagens destacadas. "É uma turma pronta para fazer qualquer coisa. Queremos transformar os 18 em coletivo", afirmou Tânia.

"Eles não têm horário de gravação na TV e não fazem comercial. Estão em um momento da carreira em que podem investir muito. Esta 'falta de experiência' faz com que eles embarquem nas propostas mais estranhas porque não têm nada a perder", disse João Falcão.

Hoje, também é possível assistir à apresentação sobre a criação de "Cambaio".

ENCONTROS DE CAMBAIO - Mesa-redonda sobre o espetáculo "Cambaio"
Onde: Sesc Vila Mariana - teatro (r. Pelotas, 141)
Quando: Chico Buarque, Edu Lobo e Lenine, às 20h
Quanto: grátis
Inscrições: tel. 0/xx/ 11/5080-3101

Leia também:

  • Chico, Edu, João, Adriana e Lenine embalam o musical "Cambaio"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página