Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2001 - 10h40

Globo se arrisca pelo teatro com grupo, Galpão, de Gabriel Villela

Publicidade

AILTON MAGIOLI
free-lance para a Folha de S. Paulo, em Ouro Preto

A Globo exibe hoje, após o "Globo Repórter", "A Paixão Segundo Ouro Preto", gravado na cidade mineira, a 95 km de Belo Horizonte. É uma adaptação do espetáculo "Rua da Amargura", do grupo Galpão, que estreou sob a direção de Gabriel Villela em 1995, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio.

Longe de querer repetir a fórmula do teleteatro, o especial, segundo a diretora Cininha de Paula, quer contribuir para atrair público ao teatro, além de criar uma nova linguagem na televisão.

"Com o especial vamos mostrar que o teatro é lúdico, bonito, rico", afirmou Cininha, que divide a direção do programa com Rogério Gomes. Se der certo, a dupla quer levar ao ar outros seis espetáculos, entre eles "Romeu e Julieta", com o Galpão.

Acompanhada de Rogério Gomes, Gabriel Villela e uma equipe de 47 pessoas -além de outras 20 do Galpão-, Cininha ficou quatro dias em Ouro Preto, onde as gravações foram feitas em ritmo acelerado.

A adaptação ganhou a participação de cerca de 70 figurantes nas cenas externas, todos estudantes do curso de artes cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, além do elenco do Galpão.

Em "A Paixão Segundo Ouro Preto", cuja adaptação é assinada por Gabriel Villela e pelo poeta Geraldinho Carneiro, houve apenas duas modificações no elenco original do espetáculo. Além da interpretação do menino Jesus pelo ator mirim Mateuzinho, do programa "Gente Inocente", o especial tem a participação do ator Paulo José como narrador.

Com os seis próximos programas ainda indefinidos, a série terá programas mensais, e a escolha dos espetáculos será feita por "olheiros" de teatro. Entre os quais Paulo José, que Cininha considera o seu mentor espiritual, "a pessoa que mais credibilizou o projeto na Globo".

Segundo Cininha, a seleção dos espetáculos vai recair sobre os de maior conhecimento do público, para atrair audiência, além de alguns sucesso, já prontos. Como "Romeu e Julieta", primeiro espetáculo do diretor Gabriel Villela com o grupo Galpão, que já está na lista de Cininha, assim como a montagem de "O Avarento", de Molière, feita pelo diretor Amir Haddad. "Vamos procurar por toda a parte. Do Rio a São Paulo, passando por Curitiba e outras cidades", concluiu a diretora.

A PAIXÃO SEGUNDO OURO PRETO - Adaptação para a TV de Gabriel Villela e Geraldinho Carneiro. Baseado no espetáculo "Rua da Amargura", de Eduardo Garrido, com o grupo Galpão. Direção de Cininha de Paula e Rogério Gomes. Hoje, após "Porto dos Milagres", na Globo. Duração: 35 minutos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página