Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2001 - 20h45

Peça inédita de Rodin chega a São Paulo no próximo dia 21

Publicidade

da Folha Online

A escultura "Homem que Anda Sobre a Coluna", ainda inédita em São Paulo, chega à cidade no próximo dia 21 (sábado), para ficar em exposição permanente na Pinacoteca do Estado, que já mantém um acervo das esculturas de Auguste Rodin.

Divulgação
Veja mais esculturas
A escultura de Rodin
A escultura será apresentada às 11h durante a série de eventos "Tributo a Mário Covas", organizada pela Pinacoteca.

A peça está no Brasil desde o ano passado, quando percorreu cidades do Nordeste junto da exposição itinerante de Rodin que foi montada em parceria com a França e o Brasil. Ela foi doada à Pinacoteca e é avaliada em U$ 250 mil.

"Homem que Anda Sobre a Coluna" foi esculpida em 1887 e exibida pela primeira vez em 1903, em Paris, quando Isadora Duncan dançou ao lado da escultura. No evento da Pinacoteca, também haverá a performance, reconstituindo os passos de Duncan.

A Pinacoteca vai exibir o vídeo "Rodin - o Gênio do Eterno Retorno", de Diógenes Moura e Guilherme Marback, que conta como foi a exposição do escultor no Nordeste.

O museu também vai expor "As Três Jovens", de Lasar Segall, esculpida em 1939. Doada pela família do artista, a peça será integrada à exposição "Escultura Brasileiras", no Parque da Luz.

No "Tributo a Mário Covas", também acontecerá a abertura da sala em homenagem a Rubem Valentim, onde ficarão expostas cinco obras do artista. Também haverá o lançamento do livro "Ceará Feito a Mão - Artesanato e Arte Popular", com textos de Dadora Guimarães e Gilmar de Carvalho.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página