Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2001 - 04h12

Canal Discovery seleciona documentário brasileiro

Publicidade

DANIEL CASTRO, colunista da Folha


Projeto de Paulo Markun (apresentador do "Roda Viva", da TV Cultura) e do produtor João Roni, "Cabeza de Vaca na América do Sul" foi pré-selecionado pelo Discovery Channel entre mais de cem candidatos do mundo todo.

"Cabeza de Vaca" é o único representante brasileiro entre os 12 finalistas da espécie de "vestibular" que o canal pago realiza a cada dois anos para escolher novas produções. A edição deste ano acontece em Valência (Espanha) entre 29 de abril e 2 de maio. Dos 12 finalistas, cinco deverão ser aprovados. Em 99, o Discovery escolheu e incentivou o brasileiro "Expedição Langsdorff".

O documentário de Markun e Roni pretende narrar a trajetória do espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca na América do Sul, entre 1541 e 1545. Ele foi o primeiro homem branco a cruzar as Cataratas do Iguaçu. Nomeado governador da província do Rio da Prata, Cabeza de Vaca acabou com a escravidão dos índios. Foi julgado traidor pelos espanhóis.

O projeto está orçado R$ 1,47 milhão, uma superprodução para o padrão brasileiro de documentário. Independentemente de ser aceito pelo Discovery, deverá ser filmado, a partir do segundo semestre, com apoio da TV Cultura.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página